Sismo de Magnitude 4,1 Sentido no Norte - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Sismo de Magnitude 4,1 Sentido no Norte

 


Um sismo com magnitude de 4,1 na escala de Richter e epicentro a cerca de 35 quilómetros a sul-sudoeste do Cabo Finisterra, em Espanha, foi sentido esta quinta-feira em Santo Tirso, Póvoa de Lanhoso e Ponte Lima.


Segundo uma nota do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o fenómeno aconteceu às 14.44 horas e foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente.


O sismo com epicentro a 35 quilómetros do Cabo Finisterra, na província da Corunha, em Espanha, "foi sentido com intensidade máxima III" na escala de Mercalli modificada, no concelho de Santo Tirso, no Porto.


Foi também sentido, ainda que com menor intensidade, nos concelhos de Póvoa de Lanhoso, em Braga, e Ponte de Lima, em Viana do Castelo.


Um sismo com magnitude entre 4,0 e 4,9 na escala de Richter é considerado "ligeiro", sendo pouco provável que provoque danos.


A Escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respetiva descrição". Um nível III nesta escala diz respeito a um evento "fraco", que pode ser "sentido dentro de casa", e a sua "vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados", lê-se no 'site' do IPMA.


Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário