Construção do Novo Quartel dos Bombeiros de Braga Arranca este Mês - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Construção do Novo Quartel dos Bombeiros de Braga Arranca este Mês

 


O novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Braga vai começar a ganhar forma ainda este mês, depois de muitos anos de avanços e recuos. A informação foi avançada à RUM pelo presidente dos Bombeiros Voluntários de Braga, António Ferreira. O arranque da obra estava previsto para o verão de 2021, mas acabou por não acontecer. 


De acordo com o capitão, "vão começar a regularizar o terreno e a colocar as estacas, devido à abundância de água e para evitar fissuras, e as obras vão começar ainda este mês", contando com "um prazo de execução de um ano e meio" António Ferreira acredita que dentro de um ano, ou seja, no início de 2023, a corporação já tenha uma nova morada. 


Nessa altura, os Bombeiros Voluntários de Braga terão dois meses para desocupar o edifício onde estão instalados desde 1977, no Largo Paulo Orósio.  


O novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Braga, situado num terreno de 13 mil metros quadrados, divide-se por dois grandes espaços. No piso 0 ficarão, entre outras valências, o parque de viaturas, uma sala de gestão de emergência, gabinetes e balneários. Já no piso 1 vão posicionar-se, por exemplo, uma sala de reuniões e as camaratas. Trata-se de um terreno doado pela Câmara Municipal, em 2006, e terá o custo aproximadamente de 1,5 milhões de euros.


O valor será pago por um promotor imobiliário, que, em contra-partida, poderá explorar o atual edifício localizado no Largo Paulo Orósio. O presidente da corporação acredita, no entanto, que o valor pode sofrer um aumento. 


O projeto, apresentado em março do ano passado, prevê ainda a criação de uma charca, aproveitando uma linha de água que limita os terrenos, que servirá as necessidades de abastecimento da corporação e poderá integrar-se numa área verde de lazer. O espaço terá ainda um salão multiusos, oficina de manutenção, salas de formação, de reuniões e de convívio e gabinete médico.


BV Braga contam com o maior orçamento de sempre em 2022


Os Bombeiros Voluntários de Braga contam, em 2022, com um orçamento de 1,2 milhões de euros, um crescimento acentuado face a anos anteriores em que ronda os 300 mil euros. Um dos motivos que justifica este aumento é um contrato celebrado com o Hospital de Braga, para o transportes de doentes. 


"Temos vindo a aumentar o orçamento, que tem que ver com o nosso crescimento e organização e porque estamos a fazer muitos transportes de doentes", explicou à RUM o presidente da corporação. António Ferreira lembra, no entanto, que mais serviços implicam mais investimento, sobretudo em viaturas e pessoal. 


Neste momento, os Bombeiros de Braga têm 15 viaturas para o transporte de doentes e seis ambulâncias de emergência, contando ainda com 30 bombeiros salariados. Em 2021, foram adquiridas quatro viaturas para o transporte de doentes. O responsável admite que, neste momento, o transporte de doentes covid abrandou, mas há mais pessoas a voltar aos tratamentos de outras doenças, que precisam deste serviço.


A corporação gasta cerca de dez mil euros em combustível todos os meses e o aumento do preço não ajuda nas contas. 


Fonte: Radio Rum

Sem comentários:

Enviar um comentário