Bombeiros de Viana do Castelo Vão Ter Congresso - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Bombeiros de Viana do Castelo Vão Ter Congresso

 


A criação do I Congresso Distrital dos Bombeiros e Protecção Civil é uma das principais novidades do Plano de Actividades e Orçamento para o ano de 2022 que a Federação dos Bombeiros do Distrito de Viana do Castelo aprovou em assembleia geral dia 28 de Dezembro, por unanimidade e aclamação.


O congresso tem como objectivo “o reforço do papel do bombeiro como elemento indispensável em todo o processo e definição de políticas na estrutura da protecção civil distrital, a revisão dos estatutos da própria Federação, a criação de uma proposta única para adopção do Estatuto Social do Bombeiro, a criação de um regulamento de fardamento e imagem dos bombeiros para todo o distrito e a criação de uma central de compras, para além de iniciar processos de renegociação em diferentes áreas com vários parceiros e entidades como INEM, CIM, ULSAM, ANEPC, ARSN, entre outras com o objectivo de reforçar e estreitar relações”, refere uma nota aos órgãos de comunicação.


Segundo o presidente daquela federação, Germano Amorim, citado pela mesma nota, “o presente plano de actividades que hoje se apresenta aos sócios federados simboliza a mudança de paradigma que necessitamos para esta instituição. A federação congrega esta força através da representação de cada associação de bombeiros e sapadores pelos órgãos sociais eleitos que mais não devem fazer cumprir os seus estatutos e regulamentos. Apenas desta forma esta instituição poderá ser merecedora de credibilidade, porque respeitadora das suas próprias normas internas derivadas da lei que se alicerçam num estado de direito democrático. Dirão alguns que são meros formalismos, mas estão equivocados, errados mesmo. A forma não mais do que serve senão para materializar a vontade de uma pessoa, neste caso colectiva e por assim ser, colegial também, é complexa na sua forma de funcionamento e de agregação de vontades, que no fim, democraticamente, será uma só mas que se deve respeitar”.


Disse ainda que “devemos pensar em conjunto, discutir em conjunto e acima de tudo, já que as os problemas são transversais, encontrar as melhores soluções em conjunto. Devemos assim respeitar o lugar que cada um aqui ocupa, respeitando o próximo, a sua opinião e o seu cargo”.


Germano Amorim terminou com um recado aos parceiros sociais disse que “saberemos ser fortes com o mais fracos, indo ao seu auxílio, mas seremos ainda mais fortes com todos aqueles que nos querem impor a sua vontade pela via da força e sem diálogo. Seremos muito fortes com os nossos parceiros sociais, exigindo-lhes em dobro o que eles diariamente nos querem impor a nós”.


Fonte: Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário