98 Anos Bombeiros do Marco de Canaveses: Corporação Ambiciona Terceira Equipa de Intervenção Permanente - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

98 Anos Bombeiros do Marco de Canaveses: Corporação Ambiciona Terceira Equipa de Intervenção Permanente

 


A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses celebra esta quinta-feira, dia 20 de janeiro, 98 anos de existência. Para assinalar a data, o Jornal A VERDADE preparou um especial dedicado a esta instituição do concelho, com um balanço do ano de 2021 e com as principais novidades para o ano de 2022.


Em entrevista ao Jornal A VERDADE, o presidente da associação, João Monteiro Lima, e o comandante da corporação, Sérgio Silva, partilharam da mesma opinião: a maior conquista do ano de 2021 foi a segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP), um objetivo há muito ambicionado pela corporação.


“Era uma reivindicação antiga, que andávamos a lutar e que conseguimos concretizar no ano de 2021”, disse o presidente da associação humanitária.


Opinião partilhada por Sérgio Silva, que defende que, desta forma, é possível “ter operacionais dedicados unicamente à emergência. É muito importante, porque são criadas rotinas e hábitos que com as equipas de voluntários não se consegue”, frisou.


Para o comandante da corporação era importante conseguir agora uma terceira EIP, que permitirá que haja uma resposta especializada, das “sete da manhã até às 21h00, sete dias por semana”. Este objetivo “não depende só da corporação”, depende também do “município e da Autoridade de Emergência e Proteção Civil”.


O comandante explicou ainda que, “quando há mais movimento, nomeadamente ao início da manhã e ao final da tarde, que é quando as pessoas se deslocam de e para o trabalho, é quando temos cá as equipas com uma resposta mais eficiente”, disse.


Tanto o presidente como o comandante são concordantes na ideia de que a terceira EIP vai permitir “uma performance muito melhor a nível de socorro”, principalmente ao fim de semana, que, atualmente, é assegurado na sua maioria por voluntários.


Aniversário assinalado no próximo domingo


Apesar de a data de aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses ser a 20 de janeiro, os 98 anos serão comemorados no próximo domingo, dia 23 de janeiro.


A celebração arranca pelas 9h00 com a formatura geral, seguindo-se, às 9h15, o hastear das bandeiras. A receção aos convidados acontece pelas 9h30 e, 15 minutos depois, será feira a deposição de uma coroa de flores no Monumento ao Bombeiro, em homenagem aos bombeiros, dirigentes e associados falecidos.


Para as 10h00 está marcada a bênção das viaturas e a apresentação do equipamento de desencarceramento, seguindo-se a intervenção das entidades presentes. A cerimónia de aniversário termina com um bolo comemorativa do 98.º aniversário.


Fonte: Jornal A Verdade

Sem comentários:

Enviar um comentário