Enxurrada Arrasta 15 Veículos e Afeta 13 Casas em Ponta Delgada - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Enxurrada Arrasta 15 Veículos e Afeta 13 Casas em Ponta Delgada

 


A Proteção Civil dos Açores registou 76 ocorrências na sequência do mau tempo, nomeadamente, inundações e quedas de árvores e estruturas. Ilha de São Miguel é a mais afetada.


A freguesia das Feteiras, concelho de Ponta Delgada, em São Miguel, foi a mais afetada pelo mau tempo que atingiu a região na quinta-feira à noite e madrugada desta sexta-feira.


"Uma ribeira transbordou, tendo provocado o arrastamento de 15 viaturas e afetado 13 moradias, motivo pelo qual foi necessário realojar (em casa de familiares) 15 pessoas", informa o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), em comunicado.


No total, foram registadas 76 ocorrências do mau tempo em quatro ilhas dos Açores. A maioria das situações (66) ocorreu na ilha de São Miguel, com maior incidência em Ponta Delgada, oito na Terceira, uma em Santa Maria e uma na ilha da Pico.


"As situações reportadas correspondem a quedas de árvores, quedas de estruturas, obstruções de vias, inundações de vias e inundações de habitações. Não foram registados danos pessoais", acrescenta o SRPCBA.


Na quinta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para laranja os avisos meteorológicos relativos às ilhas dos grupos Oriental e Central dos Açores por causa das previsões de chuva por vezes forte, acompanhada de trovoada.


O IPMA emitiu ainda aviso laranja para as ilhas de São Miguel e Santa Maria, entre as 21 horas de quinta-feira e as 9 horas desta sexta-feira, por causa das previsões de vento, com rajadas até 115 quilómetros por hora.


O aviso laranja é o segundo mais grave e representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.


São Miguel e Santa Maria têm também ativos avisos amarelos para a agitação marítima, devido à previsão de ondas de cinco a seis metros até às 12 horas.


O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.


Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário