Condeixa Vai Alargar Benefícios Sociais aos Bombeiros Voluntários - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 5 de dezembro de 2021

Condeixa Vai Alargar Benefícios Sociais aos Bombeiros Voluntários

 


O presidente da Câmara Municipal de Condeixa, Nuno Moita, anunciou esta quarta feira, dia 1 de dezembro, o alargamento dos benefícios sociais concedidos aos bombeiros voluntários, nomeadamente o reembolso de 50% do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e da tarifa de consumo de água e saneamento, entre outras medidas.


“Como sinal de reconhecimento público, e como forma até de incentivo à captação de novos elementos, a Câmara Municipal de Condeixa está a ultimar o regulamento que estabelece um alargamento dos benefícios sociais concedidos pelo Município desde 2016 a todos os bombeiros voluntários”, revelou Nuno Moita durante a cerimónia de comemoração do 44º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Condeixa.


Entre os novos benefícios sociais, anunciou o edil, encontram-se “o reembolso de 50% da taxa do IMI, até ao máximo de 500 euros” e o “reembolso de 50% do valor da tarifa doméstica de consumo de água, de saneamento e de resíduos urbanos, e a isenção do pagamento de ramal de ligação à rede pública. Em breve, os bombeiros voluntários de Condeixa e os seus agregados familiares terão ainda direito a apoio psicológico em situações de especial complexidade”.


Nuno Moita recordou que atualmente encontra-se já em vigor um programa de bolsas de estudo para os bombeiros voluntários que frequentam o Ensino Superior, no valor de 500 euros, no âmbito do qual a Autarquia já atribuiu “um conjunto de bolsas no valor 9 mil euros, entre 2018 e 2021. No início deste ano letivo recebemos os pedidos de outros 8 bombeiros voluntários que contam com este apoio para ajudar a financiar os seus estudos superiores”.


Um seguro de acidentes pessoais gerido pela Câmara, o acesso gratuito a equipamentos municipais desportivos e culturais e aos transportes urbanos da UrbCondeixa são outros dos benefícios já existentes que se manterão no regulamento que se encontra em fase de aprovação.


“Este conjunto de novos benefícios representa apenas mais um pequeno gesto de apreço e de reconhecimento, não apenas num dia solene como o de hoje, pelo espírito de voluntariado, sacrifício, generosidade e abnegação de todos os bombeiros voluntários que, no terreno, diariamente, cumprem com grande dedicação e competência uma das mais nobres missões: salvar vidas”, reconheceu Nuno Moita.


Na mesma cerimónia, o presidente da Câmara de Condeixa revelou ainda que em aditamento aos protocolos vigentes entre o Município de Condeixa-a-Nova e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Condeixa, será concedido em 2022 um apoio suplementar de 25 mil euros para financiamento das alterações necessárias ao projeto do novo quartel. “Fazemos votos para que, tão rápido quanto possível, sejam ultrapassados os constrangimentos que têm atrasado o processo e impedido que a obra saia do papel e seja uma realidade. Mal estejam reunidas as condições necessárias, a Câmara Municipal dará início imediato ao protocolo de apoio financeiro a que nos comprometemos”, disse.


Para além do apoio financeiro habitual que é concedido anualmente aos Bombeiros, no próximo ano a Autarquia irá ainda alocar um investimento de 50 mil euros para aquisição de equipamento de proteção aos bombeiros, dando cumprimento à execução de uma das propostas vencedoras do Orçamento Participativo de Condeixa realizado neste ano de 2021.


Fonte: Noticias de Coimbra

Sem comentários:

Enviar um comentário