Jovens que se Perderam no Gerês Agradecem aos Militares da GNR que os Salvaram - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Jovens que se Perderam no Gerês Agradecem aos Militares da GNR que os Salvaram

 


Uma jovem de 24 anos, que integrava o grupo de quatro pessoas que se perdeu no Gerês, no dia 13 de novembro, agradeceu publicamente à equipa de Busca e Resgate em Montanha, da GNR, que os resgatou quando já se encontravam em fase de desidratação.


A jovem conta que o grupo fez, “tranquilamente”, o percurso ao longo do dia, mas no último quilómetro, pelas 17:00, perderam-se e saíram do trilho.


Como estava a escurecer, contactaram o Posto de Busca e Resgate em Montanha da GNR da Vila do Gerês.


“Quero expressar, da minha parte e dos meus colegas, o reconhecimento da qualidade e diligência da equipa que veio ao nosso encontro, bem como do valor desta valência da GNR”, começa por agradecer a jovem numa mensagem partilhada pela Guarda.


E acrescenta: “Os três militares localizaram-nos rapidamente e chegaram até nós num espaço de 40 minutos. Demonstraram preocupação e disponibilizaram água, chá quente, comida, casacos e lanternas frontais”.


“Guiaram-nos de volta ao trilho e acompanharam-nos até ao carro. Ainda nos aconselharam com dicas de melhor preparação para futuros trilhos. Todo o processo foi fácil e fomos abordados, acima de tudo, com boa disposição e profissionalismo”, acrescenta a jovem de 24 anos, acabando a prometer que, numa próxima visita ao Gerês, irão, “certamente, mais preparados” e com “um kit de emergência”.


Como O MINHO noticiou, a GNR resgatou, no dia 13 de novembro, quatro turistas, na Serra do Gerês, que estavam perdidos e em fase de desidratação, com as temperaturas a baixarem muito.


O socorro foi solicitado poucos minutos depois das 18:00, quando escurecia, na fase em que o grupo procurava regressar à zona da Portela do Leonte, onde tinha o automóvel estacionado, junto à Casa Florestal, mas ficou desorientado, contactando o 112.


Uma patrulha de militares especialistas da GNR foi no encalço dos turistas, vindo-os já a encontrar nas imediações do antigo Abrigo de Pastores do Vidoal, numa zona muito alta, algures entre as freguesias de Campo do Gerês e de Vilar da Veiga.


Os turistas ficaram aliviados assim que chegaram os operacionais oriundos do Posto de Busca e Resgate em Montanha do Gerês da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR, que desde o verão deste ano se encontram em permanência no denso território do Parque Nacional da Peneda-Gerês, para acorrerem de imediato a este tipo de situações inopinadas.


Fonte: O Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário