Tempestade com Chuva Forte e Cheias Rápidas Deixa Portugal em Alerta - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Tempestade com Chuva Forte e Cheias Rápidas Deixa Portugal em Alerta

 


Chuva forte, rajadas de vento e trovoada com queda de granizo são as previsões meteorológicas para as próximas horas, com o risco para as populações de ocorrerem cheias rápidas. O território do continente permanece sob aviso amarelo, devido à passagem de uma tempestade que esta terça-feira provocou inundações em Braga, com a queda de 38 litros por metro quadrado em 24 horas, e Coimbra, com precipitação de 81 litros por metro quadrado num dia.


A chuva forte destruiu a cobertura do Centro de Cultura Contemporâneo de Castelo Branco (25 litros por metro quadrado no espaço de uma hora). Em Ovar, as chuvas intensas de esta terça-feira causaram inundações em várias ruas, estabelecimentos comerciais e empresas. Em Vila Viçosa, o mau tempo obrigou ao fecho do tribunal, e em Borba e Sobral da Adiça (Moura) houve cheias. No distrito de Leiria, houve 98 ocorrências até às 18h30 e a maioria foi inundações.


O mau tempo provocou a destruição de culturas, pelo que a Confederação Nacional da Agricultura exige ao Ministério da Agricultura “o rápido levantamento dos prejuízos junto dos agricultores” assim como a agilização do pagamento de indemnizações. “Numa primeira análise estima-se que sejam milhares os hectares afetados e que vão levar a elevados prejuízos em culturas como o milho ou hortícolas”, adiantam.


Fonte: Correio da manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário