Incêndio em Silos da Cooperativa de Beja Queima Toneladas de Girassol - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Incêndio em Silos da Cooperativa de Beja Queima Toneladas de Girassol

 


Um violento incêndio nos silos da Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches está a consumir toneladas de girassol. As chamas deflagraram no secador das sementes, um sistema que trabalha a gás.


De acordo com Pedro Barahona, comandante dos Bombeiros Voluntários de Beja, "o alerta foi dado às 5.04 horas e as causas [do incêndio] são desconhecidas. O sistema terá sido desligado depois de terminado o trabalho, mas algo terá corrido mal".


Os silos da Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches ficam localizados a 200 metros do Parque de Materiais da Câmara de Beja e as chamas estão circunscritas ao secador, não tendo alastrado aos depósitos de receção e de armazenagem.


Com o apoio de uma escada Magirus, elevado a 30 metros de altura, os bombeiros lançam água para dentro e para as paredes do secador para apagarem as chamas e arrefecer as paredes e evitar a propagação a outras zonas. O girassol que vai saindo em chamas no fundo do secador vai sendo retirado por uma máquina industrial para uma zona adjacente à unidade.


No combate às chamas estão 30 operacionais dos Bombeiros de Beja, Alvito, Ferreira do Alentejo e Serpa, apoiados por 10 viaturas, a Proteção Civil Municipal e a GNR, com três elementos e duas viaturas.


Nos últimos anos é a terceira vez que se regista um incêndio naquela unidade industrial.


Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário