COVID-19: Bombeiros Asseguram Mais de 2100 Transportes - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

COVID-19: Bombeiros Asseguram Mais de 2100 Transportes

 


Entre 13 de março de 2020 - dias depois ter sido detetada, em Portugal, a primeira infeção pelo novo coronavírus – e o dia 31 de agosto deste ano, o Corpo de Bombeiros do Sul e Sueste socorreu ou transportou um total de 2147 "doentes fortemente suspeitos" ou já confirmados, revela fonte desta instituição do concelho do Barreiro, assinalando que a este número acresce o de "todos os doentes assintomáticos transportados, mas potencialmente positivos para a Covid-19".


Esta situação impõe o alerta constante e todo o investimento na proteção individual dos operacionais, contudo o "cumprimento rigoroso do Plano de Contingência", tem, obviamente, custos acrescidos para esta como todas as outras associações humanitárias detentoras de corpos de bombeiros. Os Voluntários do Sul e Sueste acusam o Serviço Nacional de Saúde (SNS) não ter em linha de conta "o sobrecusto da aquisição equipamentos de proteção individual descartáveis" e pede a atualização dos "os preços praticados para o transporte de doentes fixados há 10 anos".


Refira-se que, em apenas em dois meses - janeiro e fevereiro de 2021 - este corpo de bombeiros assegurou 747 transportes relacionados com a pandemia. Importa ainda salientar que de maio a junho deste ano a tendência foi de decréscimo, não ultrapassando os dois dígitos, mas em julho e agosto, o número de casos voltou a subir para a centena.


LBP

Sem comentários:

Enviar um comentário