Segunda EIP dos Bombeiros de Marco de Canaveses Foi Apresentada - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Segunda EIP dos Bombeiros de Marco de Canaveses Foi Apresentada

 


O quartel dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses acolheu, ao final da tarde desta segunda-feira, dia 16 de agosto, a apresentação da segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP) dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses.


Coube ao comandante da corporação, Sérgio Silva, apresentar os cinco elementos que compõe esta nova equipa. São eles: Susana Marina, Pedro Coutinho, Tiago Israel, André Silva e Mário Jorge. “Estes operacionais terão de estar preparados para qualquer situação, nas várias vertentes do que é ser bombeiro. Têm de estar adaptados a uma realidade de tudo o que é socorro”, explicou o comandante.


Esta nova EIP ajudará a “reforçar um período de tempo durante o dia, das 7h00 às 21h00, haverá uma equipa profissional no quartel. Foi um alerta lançado, onde não pedi nada para mim a nível pessoal, pedi para a população que defendemos. Se conseguirmos qualificar ainda mais, com gente mais preparada e treinada, o nosso trabalho fica mais facilitado”.


Por sua vez, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses, João Monteiro Lima, agradeceu o “empenho e dedicação” da presidente da autarquia, no que respeita a esta EIP. “Em outubro de 2020, dei conta da necessidade desta EIP e, cerca de 10 meses depois, temos a equipa formada”, destacou, aproveitando o momento para realçar a importância de uma terceira EIP. “Seria fundamental. Se olharmos para concelhos vizinhos que têm mais do que um corpo de bombeiros, têm três equipas e nós, que conseguimos ter mais trabalho, é, de todo, importante uma terceira equipa, no futuro”, defendeu.


O presidente referiu ainda a importância do apoio do município na aquisição de duas viaturas de transporte de doentes. “Vamos fazer o pedido para nos apoiar. Sempre que pedimos qualquer apoio, a autarquia responde afirmativamente, o que é importantíssimo para a associação”, disse.


A presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cristina Vieira, defendeu que o caminho “tem de ser a profissionalização dos bombeiros”, recordando a reunião com a secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, em fevereiro. “O Governo acabou por comparticipar uma segunda EIP, uma vez que apenas temos uma corporação de bombeiros. Agarrámos a oportunidade e o senhor comandante mostrou à secretária de Estado todos os argumentos para a criação desta equipa”, referiu.


Esta nova equipa vai permitir que “o socorro seja prestado de forma profissional, com escalas rotativas, para que a população tenha outro tipo de socorro”. À autarquia cabe o pagamento de 50 por cento dos salários e encargos sociais desta equipa. “É um investimento que as câmaras municipais fazem nas corporações de bombeiros, que é extremamente importante. Também fazemos outros tipos de investimento para garantir que os bombeiros tenham todos os meios necessários”, garantiu.


A autarca admite que as associações humanitárias, ao longo do país, não têm as condições ideais. No entanto, o corpo de bombeiros do Marco de Canaveses, “faz muito - e muito bem - com os poucos recursos que tem”.


Quanto à terceira equipa, a presidente garante estar disposta a ajudar, mas recorda que depende dos critérios do Governo. “Temos de conhecer os critérios para concorrer. Já assumi que, se for possível, serei eu própria a diligenciar junto do Governo esta terceira EIP”, concluiu.


Fonte: Jornal A Verdade

Sem comentários:

Enviar um comentário