Mais de 80 concelhos de 11 distritos em risco máximo de incêndio - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Mais de 80 concelhos de 11 distritos em risco máximo de incêndio

 


Mais de 80 concelhos dos distritos de Braga, Porto, Viseu, Vila Real, Bragança, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).


O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos do continente (18) em risco muito elevado e elevado de incêndio.


O risco de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até sexta-feira.


Este risco determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.


Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.


Por causa do tempo quente, o IPMA colocou o distrito de Braga sob aviso laranja entre as 12:00 de hoje e as 20:00 de terça-feira.


Também os distritos de Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja vão estar sob aviso amarelo por causa da persistência de valores elevados da temperatura máxima entre as 12:00 de hoje e as 20:00 de terça-feira.


O aviso laranja é emitido pelo IPMA quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o aviso amarelo sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.


O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, com nebulosidade matinal no litoral oeste a sul do Douro, que poderá persistir. Durante a tarde, está previsto um aumento de nebulosidade no interior.


A previsão aponta também para vento fraco, temporariamente moderado do quadrante oeste durante a tarde, e por vezes forte nas terras altas do Norte e Centro até meio da manhã e para o final do dia.


Está ainda prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral oeste a sul do Rio Douro, pequena subida da temperatura mínima na região Norte e interior Centro e Sul e pequena subida da máxima nas regiões Norte e Centro, mais significativa no litoral.


As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 graus Celsius (no Porto) e os 25 (em Portalegre) e as máximas entre os 26 (em Aveiro) e os 40 (em Castelo Branco).


Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário