"Fogo Já Consumiu 9 Mil Hectares em Castro Marim. Potencial é de 20 Mil" - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 17 de agosto de 2021

"Fogo Já Consumiu 9 Mil Hectares em Castro Marim. Potencial é de 20 Mil"

 


O Comandante da Proteção Civil de Portimão, Richard Marques, revelou esta terça-feira que o incêndio de Castro Marim já consumiu mais de 9 mil hectares, um número que poderá ser bem superior quando os bombeiros conseguirem extinguir o fogo.


"O incêndio de Castro Marim progrediu de forma fulminante para os concelhos de Tavira e Vila Real de Santo António. Quero salientar que estamos perante um incêndio que teve uma taxa de expansão de 650 hectares por hora, um incêndio que lavrou com muita intensidade, atingido um perímetro de 43 km numa área afetada de cerca de 9 mil hectares. O potencial deste incêndio é de 20 mil hectares", explicou durante o briefing de hoje, a partir de Castro Marim.


De acordo com o responsável, a noite foi "de trabalho árduo". No combate ao fogo estiveram 613 elementos e 205 veículos, oito meios aéreos e 10 máquinas de rasto. Mesmo sem uma "janela meteorológica favorável", os meios terrestres conseguiram conseguiram "executar aquilo que era o plano".


Para dia de hoje, que continua a preocupar as autoridades "do ponto de vista meteorológico", está previsto um quadro "muito semelhante aos dias anteriores", com "temperaturas elevadas" e "intensificação do vento".


Há ainda "uma variável nova, que é uma rotação daquilo que é a direção do vento", disse Richard Marques, acrescentando que isso vai acontecer "com o período crítico do dia", trazendo "maior preocupação naquilo que é a sustentação de todo este trabalho que foi desenvolvido durante a noite de hoje".


Um bombeiro ferido, "felizmente ferido leve"


O responsável destacou ainda o facto de um bombeiro ter ficado ferido e de não haver vítimas entre os populares. "Um bombeiro ficou ferido, felizmente um ferido leve, que já regressou à sua casa e deixa-nos bastante aliviados. Entre a população há zero vítimas", garantiu.


Duas centenas de animais salvos do fogo


Durante o ponto de situação, Richard Marques fez questão de salientar o resgate de 80 cães e 110 gatos do Canil/Gatil Intermunicipal de Castro Marim/Vila Real de Santo António que foram "direcionados com o apoio de voluntários para o canil de Tavira e de Loulé.


12 localidades evacuadas


Já o tenente coronel da GNR Marco Henrique explicou que foram evacuadas 12 localidades algarvias desde o início do incêndio e que 81 pessoas tiveram de ser deslocadas para locais mais seguros.


O responsável revelou ainda que houve uma oficina danificada pelo fogo, mas, até ao momento, não há registo de nenhuma habitação que tenha sido consumida pelas chamas.


A A22 (Via do Infante) que esteve cortada até ao momento, acabou de ser reaberta.


Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário