DGS Atualiza Norma Sobre Encaminhamento de Pessoas com Coagulopatias Congénitas - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 4 de julho de 2021

DGS Atualiza Norma Sobre Encaminhamento de Pessoas com Coagulopatias Congénitas

 


A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou, a 29 de junho, a Norma nº 017/2018 relativa ao Encaminhamento de Pessoas com Coagulopatias Congénitas.


De acordo com o documento, as pessoas com coagulopatias congénitas que necessitem de intervenção de urgência/emergência devem ser encaminhadas para a unidade hospitalar onde regularmente são acompanhadas ou para a unidade hospitalar mais próxima que disponibilize tratamento específico com fatores de coagulação. No caso de pessoas com coagulopatias congénitas e inibidores devem ser encaminhadas diretamente para o Centro de Referência mais próximo, por precisarem de tratamento bypass.


As pessoas com coagulopatias congénitas devem ser transportadas com recurso ao transporte urgente do INEM caso apresentem hemorragias do sistema nervoso central, hemorragias e/ou traumatismos do pescoço/vias aéreas, hemorragias gastrointestinais, traumatismo craniano de qualquer intensidade ou politraumatismos.


Já as pessoas com coagulopatias congénitas em situação de hemorragia aguda articular e/ou muscular, bem como outras hemorragias que não têm risco imediato de vida, devem ser transportadas com recurso a transporte urgente em ambulância indiferenciada.


Dada a distribuição geográfica dos Centros de Referência e das Unidades Hospitalares com disponibilidade de tratamento especifico com fatores da coagulação, a referenciação destes doentes deve ser analisada pelos Médicos Reguladores do CODU caso a caso.


As coagulopatias congénitas incluem hemofilia A e B, deficiências de outros fatores da coagulação, doença de von Willebrand, doenças plaquetárias congénitas (por exemplo, síndrome Bernard Soulier, trombastenia de Glanzmann).


Lista de Centros de Referência:
▪ Centro de Referência Coagulopatias congénitas – Centro Hospitalar Universitário do Porto, EPE – Hospital de Santo António
▪ Centro de Referência Coagulopatias congénitas – Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE
▪ Centro de Referência Coagulopatias congénitas – Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, EPE – Hospital Geral / Hospital Pediátrico / Hospitais da Universidade de Coimbra
▪ Centro de Referência Coagulopatias congénitas – Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, EPE – Hospital de Santa Maria
▪ Centro de Referência Coagulopatias congénitas – Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, EPE – Hospital São José / Hospital Dona Estefânia


Lista de Unidades Hospitalares com disponibilidade tratamento específico com fatores de coagulação:
▪ Hospital de Braga, PPP
▪ Centro Hospitalar do Baixo Vouga, EPE – Hospital Infante D. Henrique, Unidade de Aveiro
▪ Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira, EPE – Hospital Pero da Covilhã/Hospital do Fundão
▪ Centro Hospitalar Tondela Viseu, EPE – Hospital de São Teotónio – Viseu
▪ Hospital Espírito Santo, EPE – Évora
▪ Centro Hospitalar Universitário do Algarve, EPE – Hospital de Faro


Consulte a Norma completa.

Sem comentários:

Enviar um comentário