Bombeiros de Vila Pouca de Aguiar com Equipa de Reconhecimento e Avaliação de Incêndios Rurais - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 8 de julho de 2021

Bombeiros de Vila Pouca de Aguiar com Equipa de Reconhecimento e Avaliação de Incêndios Rurais

 


Os Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar dispõem, desde o início do mês de julho, de seis elementos formados com o curso de “Reconhecimento e Avaliação da Situação em Incêndios Rurais”.


Esta formação específica vem dotar a corporação aguiarense com uma Equipa de Reconhecimento e Avaliação da Situação (ERAS), que pode ser, sempre que necessária a sua intervenção, empenhada em incêndios rurais na zona de intervenção do corpo de bombeiros local.


Esta equipa tem como missão analisar e avaliar toda situação do incêndio rural, como o avanço e perímetro exato do incêndio, análise meteorologia local, identificação de pontos sensíveis e de perigo, pontos de água e de abastecimento, janelas de oportunidade para uma supressão mais eficaz, identificação de caminhos, etc.


“De uma maneira mais simples, os elementos desta equipa são os olhos do comandante das operações. Dada a sua grande mobilidade e rapidez pode, sempre que o comandante necessitar, deslocar-se a qualquer parte do incêndio para realizar um reconhecimento mais minucioso. É uma equipa extremamente versátil e dispõe de uma grande mobilidade”, explicou Hugo Silva, comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar. 


Bombeiros com Drone para ajudar no combate a incêndios

Os elementos integrantes desta equipa têm alargados conhecimentos sobre o comportamento de fogo, podendo, em conjuntos com as ferramentas que têm ao dispor, efetuar uma avaliação aprofundada da situação ocorrente.


“A vantagem de o corpo de bombeiros dispor desta equipa tecnicamente preparada traduz-se em poder ser empenhada numa fase inicial do incêndio, sempre que o comando dos bombeiros de Vila Pouca de Aguiar entender”, acrescentou o responsável.


Para executarem as missões, os elementos têm ao seu dispor uma viatura própria, com estação meteorológica, equipamentos de comunicação, GPS, tablet com programa específico que transmite toda informação em tempo real ao comandante das operações e um Drone.


Esta equipa atua exclusivamente no concelho de Vila Pouca de Aguiar, mas se necessário pode ser empenhada fora deste.


Fonte: Noticias de Aguiar

Sem comentários:

Enviar um comentário