Bombeiros de Cête Revertem Vitima de PCR com Recurso a DAE - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 7 de julho de 2021

Bombeiros de Cête Revertem Vitima de PCR com Recurso a DAE

 


Pouco tempo depois de iniciado o piquete noturno de domingo, os operacionais destacados foram acionados para um serviço de emergência pré-hospitalar. 


O alerta foi dado, perto das 21:10h, para uma vítima de doença súbita.


Rafael e Joana, estavam de serviço e saíram assim na primeira ocorrência do piquete noturno. À chegada ao local e após prestarem os cuidados pré-hospitalares à vítima com dor torácica, a mesma entrou em PCR (Paragem cardio-respiratória), numa questão de segundos, segundos esses que fazem toda a diferença, para que seja possível os operacionais reverterem a situação.


Cumprindo todo o protocolo de SBV- DAE (Suporte Básico de Vida - Desfibrilhador Automático Externo), pedindo também apoio diferenciado ao CODU para o local, os operacionais, conseguiram reverter a PCR e estabilizar a vítima até à chegada da VMER. Após a vítima ser estabilizada pela VMER Vale do Sousa foi transportada para o Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, onde se encontra em vigilância médica.


Um final feliz que apenas foi possível por estarmos na hora exata perto da vitima, pela existência de conhecimentos e materiais adequados por parte dos nossos operacionais. 


Todos nós, população em geral, podemos e adquirir conhecimentos que nos podem ajudar em situações de emergência e que podem fazer toda a diferença até à chegada de meios diferenciados (Bombeiros Voluntários ou outro meio de emergência).


Ter conhecimentos do SBV - DAE está ao alcance de todos nós. 


SBV-DAE e os seus operacionais, naquela noite, cumpriram a sua missão!


B.V. Cête

Sem comentários:

Enviar um comentário