Quatro Portugueses Soterrados em Desabamento de Escola na Bélgica - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sábado, 19 de junho de 2021

Quatro Portugueses Soterrados em Desabamento de Escola na Bélgica

 


Quatro trabalhadores portugueses ficaram, esta sexta-feira à tarde, soterrados, na sequência do desabamento de uma escola primária em Antuérpia, na Bélgica.


Ao início da noite, as autoridades nacionais adiantaram a morte de três portugueses e o desaparecimento de um quarto, mas, mais tarde, quando o embaixador, Rui Tereno, chegou ao local, fonte da proteção civil belga não confirmou as mortes que inicialmente haviam sido adiantadas pelo Ministério do Interior do país.


Os portugueses desaparecidos integravam a equipa da empresa Goorden Bouw Service, que estava a construir um estabelecimento escolar na cidade de Antuérpia. Estariam a laborar nas fachadas do edifício, em cima de andaimes, quando o prédio desabou, ao início da tarde, atingindo vários trabalhadores. Um deles, Carlos Rocha, funcionário da construtora e a viver em Antuérpia há um ano, continua desaparecido, escreve a imprensa local. A mulher, Adriana, tentou ligar-lhe, sem sucesso, assim que soube da tragédia: "Não sei onde ele está ou como está".


Governo apoia


Além dos portugueses, o desabamento na cidade belga provocou, pelo menos, nove feridos, oito dos quais em estado grave, que foram transportados para o hospital, entre os quais se incluem cinco romenos e um ucraniano.


Fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros confirmara, ao JN, a morte dos três trabalhadores portugueses. A mesma fonte lamentou "profundamente" o sucedido e assegurou que o Governo iria acompanhar a situação e prestar "todo o apoio necessário no âmbito das suas competências", através da Embaixada de Portugal em Bruxelas. Também o presidente da República lamentou "o grave acidente de trabalho que vitimou os nossos compatriotas em Antuérpia, Bélgica". "Às suas famílias enlutadas, amigos e colegas de trabalho apresenta as sentidas condolências", reagiu Marcelo Rebelo de Sousa, em nota partilhada no site da Presidência. Tudo isto antes de a informação ser corrigida, com a chegada do embaixador ao local.


Entretanto, as operações de resgate e de busca, que integram peritos em construção e equipas cinotécnicas, prolongaram-se pela noite e, possivelmente, prosseguirão durante todo o dia de sábado. Contavam com o auxílio dos meios de uma construtura, requisitados pelos serviços de emergência para remoção dos escombros. "Continuaremos a procurar pessoas que poderão ter sobrevivido até prova em contrário", garantiu um responsável dos bombeiros de Antuérpia.


Empreiteiro "chocado" promete investigação


O empreiteiro responsável pela obra que desabou reagiu "chocado" ao estrondoso acidente e assegurou esforços no sentido de apurar as causas: "Estamos a fazer tudo o que podemos para investigar como é que isto pode ter acontecido. Estamos a tentar encontrar respostas para todas as perguntas, mas é muito cedo para isso neste momento." Um "drama terrível" e "um grande desastre" lamentado também pela ministra belga do Interior, Annelies Verlinden, que já prometeu uma investigação ao caso nos próximos dias, e pelo rei Filipe da Bélgica, que apresentou as condolências às vítimas e suas famílias e agradeceu o trabalho dos operacionais envolvidos.


Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário