O atual comandante da Companhia de Sapadores Bombeiros de Santarém (ex-municipais), José Guilherme São Marcos, vai deixar o comando da corporação para passar a exercer o cargo de Segundo Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo.
À frente da corporação scalabitana há três anos, desde maio de 2018, José Guilherme, de 51 anos, é bombeiro desde 1985. Começou em Coruche, a sua terra natal, onde exerceu funções até 2008, altura em que foi nomeado segundo comandante e depois comandante dos Bombeiros Voluntários de Benavente.
Em 2013, foi escolhido para número dois da proteção civil distrital, liderada por Mário Silvestre, cargo que deixou a 14 de maio de 2018.
Licenciado em engenharia de proteção civil e com formação complementar em várias áreas ligadas ao setor, José Guilherme tem uma vasta experiência, incluindo missões internacionais em Moçambique e várias formações ao abrigo do mecanismo europeu de proteção civil. Foi também formador externo Escola Nacional de Bombeiros e tem vários louvores e condecorações no desempenho das funções.
Contactado pela Rede Regional, José Guilherme diz que esta mudança é a continuidade de um ciclo profissional e do aproveitamento de uma oportunidade que surgiu.
Em jeito de balanço aos três anos à frente dos Sapadores de Santarém, o agora ex-comandante destaca a politica adotada no município de Santarém na vertente da proteção civil e socorro à população, que considera “um exemplo a seguir a nível nacional”.
A cerimónia de tomada de posse realiza-se na tarde desta sexta-feira, 25 de junho em Carnaxide.
A Rede Regional sabe que a solução para o comando da Companhia de Sapadores Bombeiros de Santarém deverá passar pelo atual adjunto, Carlos Grazina.
Fonte: Rede Regional
Sem comentários:
Enviar um comentário