Bombeiros Voluntários de Lousada Celebraram 95 Anos - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 18 de junho de 2021

Bombeiros Voluntários de Lousada Celebraram 95 Anos

 


No passado domingo, dia 13 de junho, os Bombeiros Voluntários de Lousada celebraram 95 anos.


A cerimónia comemorativa teve lugar na Avenida Senhor dos Aflitos e contou com a presença de diversas entidades ligadas à Proteção Civil e do executivo camarário.


"Os Bombeiros de Lousada são a instituição com a qual, seguramente, os lousadenses mais se identificam e, por isso mesmo, é um dever do município reconhecer o mérito deste valioso serviço prestado à população, sublinhar a dedicação do Corpo Ativo e Comando", disse Pedro Machado, presidente da autarquia.


"Cumpre-nos, igualmente, dentro das nossas possibilidades, apoiar a Associação Humanitária, prosseguindo uma prática há muito instituída de estreita colaboração", continuou, destacando “os apoios concedidos pelo município, nomeadamente o subsídio anual no valor de 54 mil euros, e a comparticipação de 50% do custo de funcionamento da Equipa de Intervenção Permanente, criada em 2018, no valor anual de 36 mil euros, a que acrescem apoios pontuais, como seja para a aquisição de viaturas”.


"No ano passado, passámos a assumir o encargo anual de 24 mil euros para o pagamento de seguros de saúde aos elementos do quadro ativo, comparticipando despesas com consultas, exames e internamentos, que se juntou ao tarifário social para o corpo ativo dos bombeiros voluntários que abrange os Serviços de Abastecimento de Água, Drenagem de Águas Residuais e Gestão de Resíduos Urbanos, bem como a isenção na utilização das Piscinas Municipais (ginásio e natação), sendo que o município também assume, desde longa data, os custos com os seguros de acidentes pessoais", sublinhou ainda.


O autarca garantiu também que "o município está disponível para colaborar com a Associação na concretização do objetivo da construção de um novo quartel”.


O presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lousada, Antero Correia, salientou que “os desafios são grandes e constantes, mas a dedicação de todos nesta corporação permitem que sejam ultrapassados, com o apoio e incentivo da direção“. Antero Correia deixou ainda “uma palavra de reconhecimento e gratidão dirigida ao comandante José Carlos Aires, ao preencher o Quadro de Comando de forma célere, demonstrando capacidade de conhecimento e liderança”.


Foi também feito um agradecimento aos padrinhos das novas viaturas que foram benzidas na cerimónia, informa um comunicado da autarquia.


Fonte: Jornal A Verdade

Sem comentários:

Enviar um comentário