Portugal Envia Equipa do INEM a Cabo Verde para Preparar Missão Médica Contra Covid-19 - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 2 de maio de 2021

Portugal Envia Equipa do INEM a Cabo Verde para Preparar Missão Médica Contra Covid-19

 


O Governo anunciou este domingo o envio a Cabo Verde de uma equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para apoiar os esforços daquele país no combate à pandemia de covid-19 e preparar uma futura missão médica portuguesa.


"O diagnóstico levado a cabo pela equipa do INEM servirá para preparar a futura missão de uma equipa médica portuguesa, com vista a reforçar a capacidade de resposta do serviço nacional de saúde de Cabo Verde, através da disponibilização de recursos humanos e técnicos", explicita um comunicado do gabinete do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, este domingo enviado à agência Lusa.


A equipa do INEM, constituída por um médico e um logístico, será acompanhada por um funcionário do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e "tem como propósito identificar as necessidades das estruturas de saúde de Cabo Verde na resposta à situação pandémica, a pedido do Governo cabo-verdiano".


"Para além da Ilha de Santiago, está prevista uma deslocação à Ilha de São Vicente", acrescenta a nota, que esclarece que a deslocação está prevista para começar terça-feira e estender-se até dia 11.


Segundo o Governo, "esta ação integra-se na execução do Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia COVID-19 entre Portugal e os Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste", apresentado em junho de 2020 e elaborado com o objetivo de contribuir para a mitigação dos efeitos da pandemia de covid-19 naqueles territórios.


Aquando da sua apresentação, o Governo especificou que o plano "resulta de um esforço coordenado" dos ministérios dos Negócios Estrangeiros, Saúde, Defesa, Administração Interna, Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e de entidades como a Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos, a Ordem dos Farmacêuticos, a Fundação Aga Khan, o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto e a Fundação Gulbenkian, entre outros.


A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.194.716 mortos no mundo, resultantes de mais de 152 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.


Em Portugal, morreram 16.976 pessoas dos 836.947 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.


A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.


Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário