Monumento Homenageia Bombeiros em Ferreira do Zêzere - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Monumento Homenageia Bombeiros em Ferreira do Zêzere

 


“Este é o tributo ao maior exército de soldados da paz que existe em Portugal, na Praça mais bonita da vila, que ficou, contudo, engradecida com este elemento, não pelo monumento em si, mas pelo que significa na homenagem aos soldados da paz”, disse Jaime Marta Soares, na inauguração da obra escultória de Santos Carvalho, em Ferreira do Zêzere, numa cerimónia simples, mas marcante pelas sentidas palavras dos oradores.


O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses voltou a exortar os poderes políticos para estarem atentos à falta de recursos, humanos e materiais, nos quartéis porque, disse, “hoje o socorro já não se compadece com o toque da sirene” os operacionais necessitam de condições de trabalho para responder com a prontidão e profissionalismo que as populações lhes exigem. Numa vila, em que obras de arte e esculturas a recordar personagens e momentos históricos são poucas, foi feliz e oportuno o investimento deste município do distrito de Santarém.


Depois de consultar vários artistas para a apresentação de propostas, a autarquia acabou por confiar a missão a Santos Carvalho, de Algueirão. O escultor de 54 anos de idade, revelou, em declarações à comunicação social local que demorou dois meses no trabalho de criação e três meses a executar esta obra em estilo figurativo, constituída por cinco elementos que conjugam pedra e aço corten. O trabalho orçado em 19.700 euros, tem 3,70m de altura, 2,40 de largura e 40cm de espessura, e inclui, entre outras referências aos bombeiros, como a simbologia da chama, que insere o símbolo da associação humanitária.


O edil Jacinto Lopes considerou que esta obra dignifica não apenas os bombeiros deste concelho, mas todos os outros que servem o nosso País. “Os bombeiros são o melhor de nós”, enfatizou apelando à união do setor em prol de um futuro mais auspicioso. A poucos meses de deixar as funções de presidente Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, Jacinto Lopes deixou uma certeza:


“Serei até ao fim dos meus dias um bombeiro sem farda”. Perante a formatura e, após a bênção do pároco Pedro Luís, também usaram da palavra o comandante do corpo de bombeiros, Mário Ferreira, o presidente da assembleia geral da instituição, Nuno Benedito e o comandante das operações de socorro distrito de Santarém, David Lobato. Entre os convidados, registo para as presenças dos presidentes da assembleia municipal, e da Junta de Ferreira, N.ª Sr.ª do Pranto, Igreja Nova, Areias/Pias e dos vereadores eleitos.


Apesar de ser este um dia de festa, a pandemia ditou cortes no número de convivas, contudo passada esta tribulação, Ferreira do Zêzere dispõe para datas especiais aos soldados da paz que dispõe de local de grandiosa dignidade para homenagear a causa e todos a que a servem ou serviram na Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere.

Sem comentários:

Enviar um comentário