Drones em Busca e Salvamento: A Melhor Alternativa para Salvar Vidas - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 25 de maio de 2021

Drones em Busca e Salvamento: A Melhor Alternativa para Salvar Vidas

 


A utilização de drones em busca e salvamento já não é uma novidade mas tornou-se a melhor ferramenta de apoio à polícia e aos bombeiros. A razão? Os drones são ideais para a procura de pessoas em grandes áreas.


Porquê usar drones em busca e salvamento?


Comecemos com uma pergunta, será a utilização de drones na busca e salvamento uma ferramenta realmente eficaz? Claro que é, pode ser provado com números. Já em 2019, Romero Durscher, Director de Integração de Segurança Pública no DJI, observou que “pelo menos 160 pessoas foram salvas graças a elas em todo o mundo”. Esta é uma figura impressionante, e ainda mais se tivermos em conta dois aspectos:


El poco tiempo que lleva el uso de drones en búsqueda y rescate.

Estas cifras pertenecen a una única compañía, DJI.


Agora, imagine se somarmos os números de todas as empresas que trabalham com a UAS e realizam tarefas de busca e salvamento com os seus dispositivos. Teríamos mais argumentos para assegurar que os drones representam o futuro em tarefas de emergência.


O facto é que a utilização de drones em busca e salvamento é apenas uma parte do que estes dispositivos podem fazer. Da Aerocamaras trabalhamos com eles com tarefas tão diversas como inspecções técnicas, funções de vigilância, fotografia aérea, gravação de vídeo e topografia, e muitas outras coisas.


Mas porque são os drones tão versáteis? Bem, há muitas razões que poderíamos mencionar, mas iríamos alargar-nos demasiado e perderíamos a direcção do que realmente pretendemos destacar neste artigo. No entanto, existem 4 razões básicas para utilizar drones em busca e salvamento, e em outros sectores de trabalho:


A sua utilização poupará milhares de euros, em comparação com outros métodos convencionais, tais como helicópteros ou aviões ligeiros.


Poupam tempo, que muitas vezes é escasso em situações de emergência.


Os drones podem chegar a qualquer lugar, especialmente onde nem os humanos nem os métodos tradicionais podem chegar.


A utilização de drones em vez de uma equipa de salvamento em áreas perigosas reduzirá significativamente o risco de acidentes.


Mas voltemos ao que nos preocupa: a utilização de drones em busca e salvamento.


Como utilizar drones em busca e salvamento?


A primeira coisa a compreender antes de utilizar UAS em cenários de busca e salvamento é que estas aeronaves não tripuladas são uma ferramenta de apoio, e não de salvamento na linha da frente.


No caso da polícia e dos bombeiros, é a pessoa responsável pelo posto de comando que está encarregada de indicar as directrizes sobre onde, como e quando voar. Estas três indicações são da maior importância, porque há missões em que os drones não podem ser pilotados porque há outras aeronaves no ar. Além disso, noutros esforços de salvamento, são atribuídas diferentes altitudes a cada drone a fim de operar. Além disso, é importante ter em conta outros factores, tais como o sítio de busca e salvamento, o vento e se é dia ou noite.


Outro factor a ter em conta é a formação. O manuseamento de aeronaves não tripuladas neste tipo de cenário não é uma tarefa que possa ser executada por qualquer pessoa. Os pilotos, para além de precisarem de cumprir os requisitos exigidos pela AESA para voos com drones, devem ter formação específica, tal como o curso de piloto profissional de drones da Aerocamaras em emergências e segurança. Neste curso, os alunos aprendem a pilotar drones em situações de emergência, tais como salvamentos a grande altitude, salvamentos por água, busca de vítimas, incêndios, etc.


Busca e salvamento com drones: histórias de sucesso


Há muitas histórias de salvamentos com drones, mas uma de grande visibilidade aconteceu em Dalvik, Islândia. Era Abril de 2018 quando a equipa de busca e salvamento Dalvik utilizou um drone para encontrar dois membros da família que aqui se encontravam encalhados numa encosta íngreme de uma montanha.


Um deles tinha um telefone como fonte de luz. A equipa de busca e salvamento conseguiu utilizar essa luz para os localizar com o avião a voar por cima. Conseguiram então transmitir a sua informação de localização aos socorristas no terreno para os encontrar.


A equipa de busca e salvamento Dalvik foi homenageada numa cerimónia de prémios de emergência em Ljubljana, Eslovénia, pela European Emergency Number Association (EENA), uma ONG centrada na segurança pública com sede em Bruxelas. Em reconhecimento dos seus esforços para salvar os dois primos, a EENA entregou à equipa Dalvik o seu Prémio de Tecnologia Excepcional para a Segurança.


Fonte: Curso de Drones

Sem comentários:

Enviar um comentário