O Tribunal de Santarém vai começar a julgar dois homens, residentes em Abrantes, que são suspeitos de ter ateado seis fogos florestais em várias aldeias no concelho do Sardoal, entre julho e setembro de 2020.
Os arguidos, de 28 e 41 anos, foram vistos por populares e apanhados em flagrante pela GNR ao tentar atear um incêndio na zona do Mogão Fundeiro, mas já andavam a ser investigados por outras ignições anteriores em Alcaravela, Codes e Matagosa.
Segundo o processo judicial, a que a Rede Regional teve acesso, estes fogos foram colocados em zonas próximas de habitações, destruíram áreas de mato e restolho, e só não provocaram danos materiais avultados graças às rápidas intervenções de várias corporações de bombeiros do Norte do Ribatejo.
O Ministério Público (MP) salienta que a dupla colocou vidas humanas em risco, e que atuou com o objetivo de atingir casas, pois conhecia bem as caraterísticas destes terrenos com pinheiros e eucaliptos, confinantes com aglomerados populacionais.
Os arguidos, que estão a aguardar julgamento em prisão domiciliária com pulseira eletrónica, estão acusados pelo MP por seis crimes de incêndio florestal.
Fonte: Rede Regional
Sem comentários:
Enviar um comentário