A vacina contra a covid-19 da Janssen, do grupo Johnson & Jonhson, será administrada só a pessoas com mais de 50 anos em Portugal, revelou o secretário de Estado da Saúde.
"A vacina da Janssen estará indicada e recomenda acima dos 50 anos de idade", disse António Lacerda Sales, que falava esta sexta-feira à margem de uma visita ao hospital de Caldas da Rainha, adiantando que a vacina vai começar agora a ser administrada - a Direção-Geral da Saúde já publicou entretanto uma norma.
"Estes planos são ajustáveis e têm sempre uma adaptação permanente, progressiva, àquilo que a Ciência nos vai dando", acrescentou, assegurando que autoridades de saúde estão a seguir "as recomendações internacionais", "articulando-se" também com outros países da Europa. "Se houver necessidade de fazer ajustes dentro de algum tempo, serão feitos", garantiu.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) concluiu este mês que há uma possível relação entre a formação de coágulos sanguíneos e a vacina da Janssen, depois de terem sido registados oito casos de pessoas que desenvolveram coágulos sanguíneos em quase sete milhões de pessoas vacinadas nos EUA.
Um dia depois, a ministra da Saúde disse não haver qualquer restrição à utilização da vacina da Janssen em Portugal, uma vez que o plano de vacinação estaria então focado nas pessoas com mais de 70 anos. Marta Temido acrescentou na altura que as autoridades nacionais iriam seguir as recomendações da Agência Europeia de Medicamentos e que aguardavam a análise da comissão técnica de vacinação.
Fonte: JN
Sem comentários:
Enviar um comentário