Coimbra Ganha mais Duas Equipas de Intervenção Permanente - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Coimbra Ganha mais Duas Equipas de Intervenção Permanente

 


O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, anunciou hoje, na sua intervenção inicial na reunião do executivo, que o concelho vai duplicar as Equipas de Intervenção Permanente (EIP). 


A autarquia teve conhecimento de que seria atribuída mais uma EIP à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários (AHBV) de Coimbra, tendo Manuel Machado solicitado diretamente ao Governo que também fosse contemplada mais uma equipa para a AHBV de Brasfemes. Assim, Coimbra vai passar a ter quatro EIP, que representam um acréscimo no apoio municipal a estas associações, que é superior a 180 mil euros por ano, bem como ao investimento na Companhia Municipal de Bombeiros Sapadores, que reforçam a capacidade operacional no concelho.


As EIP são constituídas por cinco elementos que estão em permanência nos quartéis de bombeiros para ocorrer a qualquer situação de urgência e emergência registada no concelho. Em Coimbra existem neste momento duas EIP, a primeira criada a 04 de maio de 2018 e a segunda a 04 de abril de 2019, nas AHBV de Brasfemes e de Coimbra, respetivamente.


Hoje, no início da reunião do executivo municipal, Manuel Machado anunciou a criação de mais duas EIP no concelho, uma em cada AHBV, sendo o investimento comparticipado em partes iguais pela CM Coimbra e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.


Este investimento prevê assegurar, em permanência, o socorro às populações e representa um acréscimo no apoio municipal a estas associações humanitárias.


Recorde-se que a Câmara apoia anualmente a atividade das AHBV de Coimbra e de Brasfemes com cerca de 100 mil euros, a que acrescem cerca de 80 mil euros para financiar as duas EIP existentes. Em 2019, a autarquia formalizou também um protocolo para apoiar a AHBV de Coimbra a requalificar o seu quartel, no centro da cidade, com um apoio financeiro de 189.614,99 euros. Em 2018, a Câmara aprovou também um apoio financeiro de 88.200 euros à AHBV de Brasfemes, de forma a liquidar os 56.910 euros que restavam do empréstimo bancário assumido para fazer face à construção do quartel (que ficou concluído em janeiro de 2005); e o investimento de 31.290 euros para remodelar e criar melhores condições de conforto, nomeadamente através da construção de uma camarata feminina.


Em 2021, a Câmara de Coimbra vai viabilizar a operacionalização do Centro de Meios Aéreos (CMA) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil no Aeródromo Municipal Bissaya Barreto. Assim, durante o período de incêndios o aeródromo vai acolher em permanência um helicóptero ligeiro e dois aviões anfíbios médios que reforçam o dispositivo de combate a incêndios na região de 15 de abril a 15 de novembro. Essa operacionalização corresponde a um encargo para a autarquia superior a 160 mil euros, que é justificável pelo interesse público que a instalação deste dispositivo na região representa.


Fonte: Coimbra.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário