Portugal Suspende o Uso da Vacina da AstraZeneca - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 15 de março de 2021

Portugal Suspende o Uso da Vacina da AstraZeneca

 


O presidente do Infarmed, Rui Ivo, anunciou, esta segunda-feira, que Portugal também vai suspender a vacina da AstraZeneca contra a covid-19, tal como outros países europeus.


Rui Ivo afirmou, em conferência de imprensa, esta segunda-feira, que foi suspensa a administração da vacina da AstraZeneca em Portugal, "tendo por base a aplicação do princípio da precaução e saúde pública".


Os centros de saúde de Lisboa, que tinham previsto vacinar na terça-feira utentes com a vacina da AstraZeneca, já suspenderam o processo, estando a decisão a ser adiantada aos órgãos autárquicos a quem cabe a logística destas operações.


Espanha, Itália, Alemanha, França, Noruega, Áustria, Estónia, Lituânia, Letónia, Luxemburgo e Dinamarca, além de outros países, incluindo fora da Europa, já interromperam por "precaução" o uso da vacina da AstraZeneca, após relatos de casos graves de coágulos sanguíneos em pessoas que foram vacinadas com doses do fármaco.


A empresa já disse que não há motivo para preocupação com a sua vacina e que houve menos casos de trombose relatados nas pessoas que receberam a injeção do que na população em geral.


Os ministros da Saúde da União Europeia (UE) vão reunir-se na terça-feira em videoconferência organizada pela presidência portuguesa do Conselho, numa altura de novas polémicas com a farmacêutica AstraZeneca por atrasos e problemas nas vacinas contra a covid-19.


A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmaram que os dados disponíveis não sugerem que a vacina da AstraZeneca tenha causado os coágulos e que as pessoas podem continuar a ser imunizadas com esse fármaco.


Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário