LBP Integra Movimento de Apoio ao “Lando” - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 8 de março de 2021

LBP Integra Movimento de Apoio ao “Lando”

 


O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Jaime Marta Soares, esteve no quartel da Avenida D. Carlos I do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa para, simbolicamente, proceder à entrega de uma cadeira de rodas elétrica ao bombeiro Orlando Silva, que enfrenta, aos 38 anos, uma doença degenerativa grave, que nos últimos nove meses lhe roubou qualidade de vida.


Mas esta é, sobretudo, uma história de afetos que une bombeiros, amigos e família de Orlando Silve no movimento “Juntos PELO LANDO” que procura, nas redes sociais, os apoios e ajudas técnicas para devolver a autonomia possível, mobilidade e algumas outras ferramentas básicas como a comunicação.


Neste dia especial, Orlando Silva esteve sempre acompanhado pelas mulheres e pelos homens do Regimento, onde ingressou como como bombeiro em 2006. Os sapadores Lourenço Rosário, Hélder Lomba e Sérgio Alves, entre muitos outros têm sido fundamentais neste processo, tal como a estrutura de comado que esteve representada nesta sessão pelo chefe Carlos Bispo.


Tocado por esta luta desigual com a Esclerose Lateral Amiotrófica, o conselho executivo da confederação deliberou acionar o Fundo de Proteção Social do Bombeiro para retribuir a este soldado da paz, o contributo “para o bem-estar e socorro de tantas pessoas”, conforme frisou Jaime Marta Soares.


“Neste momento é o Orlando que necessita de todo o apoio possível” e, assim sendo, nada mais justo do que efetivar o reconhecimento por este “herói”, a quem o presidente da LBP não se cansou de agradecer a forma como sempre soube dignificar a causa.


Esta crónica de vida do subchefe de 2.º foi, publicamente, narrada na primeira pessoa no início do ano no programa “Casa Feliz” da SIC e muito sensibilizou o País, que, mais uma vez, soube erguer a bandeira da solidariedade contribuindo, nomeadamente para a compra de uma viatura adaptada para que Orlando possa continuar a deslocar-se em família e na construção de uma rampa que lhe permite aceder a casa, que partilha com a supermulher Marta e duas filhas de quatro e cinco anos.


Não obstante a doença Orlando é um homem grato. Mesmo sem falar não deixou, já com ajuda de um computador, de expressar um sentido agradecimento aos muitos que o têm apoiado nesta difícil caminhada, pejada de obstáculos incapacitantes, nomeadamente à LBP.


“Eu não sabia que era tão rico” afirma o bombeiro Orlando Silva que, pese embora a dureza da situação que enfrenta, continua a acreditar que a amizade e a solidariedade lhe permitem encarar o futuro.


Força “Lando”!    


Sofia Ribeiro in LBP

Sem comentários:

Enviar um comentário