INEM e CM Cascais assinam protocolo para criação de base logística do Módulo de Emergência Médica - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sábado, 27 de março de 2021

INEM e CM Cascais assinam protocolo para criação de base logística do Módulo de Emergência Médica

 


O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Câmara Municipal de Cascais assinaram, no passado dia 20 de março, um protocolo para implementação de uma base logística do Módulo de Emergência Médica – Portuguese Emergency Medical Team (PT EMT) naquele município. O protocolo vai permitir melhorar as condições logísticas do PT EMT para garantir a capacidade de resposta desta equipa do INEM a situações de crise ou catástrofe.


O INEM enaltece a valiosa disponibilidade da Câmara Municipal de Cascais em acolher o PT EMT em instalações do município, sendo este protocolo o início de uma parceria que vai melhorar a capacidade de resposta tecnológica e científica na área da Saúde tanto ao nível municipal, como nacional.


O Módulo de Emergência Médica – PT EMT recebeu, em março de 2019, a certificação da Organização Mundial de Saúde e é membro do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, contando com padrões de qualidade clínica, segurança e autossuficiência que permitem assegurar a resiliência nacional face a situações de catástrofe ou crise.


Dois anos após a sua criação, o PT EMT reúne hoje um elevado reconhecimento entre os seus pares e conta já com duas missões internacionais. A nível nacional, o PT EMT tem prestado apoio no âmbito do combate à pandemia de COVID1-19, quer através do apoio direto a seis hospitais, quer através de formação e treino a diversos profissionais em biossegurança, prevenção e controlo de infeção e ainda através do seu know-how e assessoria técnica na adaptação de estruturas comunitárias para Centros de Tratamento SARS-CoV2.

Sem comentários:

Enviar um comentário