“Os Bombeiros Precisavam de Ser os Primeiros, Porque Andam na Linha da Frente” - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

“Os Bombeiros Precisavam de Ser os Primeiros, Porque Andam na Linha da Frente”

 


Aberta às nove da manhã, a Porta 7, do lado sul do Estádio Municipal de Leiria, recebeu durante esta segunda-feira, 240 bombeiros das corporações do ACeS Pinhal Litoral, para tomarem a vacina, a AstraZeneca.


O Notícias de Leiria esteve no local, registou o momento e ouviu os Soldados da Paz.


“O sentimento é de alegria. Os bombeiros precisavam de ser os primeiros a ser vacinados, porque andam na linha da frente. São os primeiros a contactar os doentes” desabafou Vascos Santos, dos Bombeiros Sapadores de Leiria.


Na fila, após a porta de entrada, Vasco, e onde todos os outros bombeiros, davam o nome no pequeno balcão, depois de entregarem um inquérito já preenchido, que tinham recebido à entrada.


“O inquérito é sobre se temos ou tivemos doenças, se já fomos operados e se está tudo normal connosco”, adiantou Vasco Santos.


“Hoje são os bombeiros, na sexta-feira passada foram os idosos com mais de 80 anos e amanhã vamos sair, vamos aos lares” avançou ao Notícias de Leiria, um funcionário do estádio.


“Esta é a sala “Corporate” que é o espaço de apoio aos jogos, equipas e direção em dias de jogo” avançou o funcionário que preferiu não se identificar. “Por esta sala passam diretores, jogadores suplentes e treinadores” sublinhou.


Na entrada da Sala foi colocado um cartaz grande com duas portas com a frase na parte superior “Centro de Vacinação covid – 19.”


Após a entrada, atravessando o balcão da inscrição, à direita e seguindo em frente, quatro pequenas divisões com vistas para o relvado e as cadeiras coloridas da bancada norte do estádio, recebiam os bombeiros, muitos com casaco vermelho, com o nome da corporação nas costas e calça azul escuro, e outros vestidos com roupa normal, onde era ministrada a vacina.


Após a toma, os Soldados da Paz seguiam pelo lado direito, por um pequeno corredor até a uma sala mais ampla, também com vistas para o interior do estádio, através de uma vitrina, por detrás da bancada Vip, onde esperavam sentados, trinta minutos até saírem para a rua.


“Aceitei a vacina. Peca por tardia. De Mira D` Áire vieram oito bombeiros. Nós estamos em contacto em 1º lugar com os doentes, primeiro que os médicos!” disse Vitor Niné, de 57 anos, dos bombeiros de Mira D` Áire.


“Fui convocado há 15 dias pelo comandante, somos todos informados pelo comandante”, sublinhou Vitor Niné.


Segunda toma após doze semanas


“Estão aqui hoje nove enfermeiros e um médico, e a ajudar, alguns profissionais do ACeS Pinhal Litoral” avançou Marco Neves, vogal de enfermagem do concelho clínico e saúde do ACeS Pinhal Litoral. A logística é a cargo da Câmara Municipal de Leiria.


“Todos os bombeiros aceitaram ser vacinados. Quando termina? É até termos a população toda vacinada.” Para o responsável pela coordenação da vacinação, a segunda toma é após passarem doze semanas da 1ª.


Já na rua à saída, junto à Porta 7, um dos bombeiros já vacinado, esclareceu ao Notícias de Leiria, que os bombeiros que vieram, são os da área geográfica do ACeS Pinhal Litoral. “São informados pelos comandantes, e vieram bombeiros voluntários, sapadores e municipais, de Leiria, Marinha Grande, Ortigosa, Pombal, Batalha, Porto de Mós e Mira D` Áire”, lembrou o Soldado da Paz.


Fonte: Noticias de Leiria

Sem comentários:

Enviar um comentário