INEM Recebe Doação de um Motociclo de Emergência Médica - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

INEM Recebe Doação de um Motociclo de Emergência Médica

 


O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recebeu a doação de um Motociclo de Emergência Médica (MEM) por parte da Grande Loja Legal de Portugal, Grande Loja Regular de Portugal. Com esta oferta, a frota de MEM encontra-se completamente renovada.


Entregue no passado dia 18 de fevereiro, o motociclo Yamaha Tracer de 900cc de cilindrada está já ao serviço do concelho de Cascais. Trata-se da segunda doação da Grande Loja Legal de Portugal, Grande Loja Regular de Portugal que, em janeiro de 2019, havia doado ao INEM uma motociclo da mesma marca e modelo, mas de menor cilindrada.


Neste momento, o parque de MEM encontra-se totalmente renovado, com veículos recentes que garantem a segurança e otimização da operacionalidade deste meio, uma vez que, no final de 2020, o INEM adquiriu sete motociclos do mesmo modelo, num investimento global de 74.200€.


No total, o INEM dispõe de oito MEM em funcionamento: três na região do Norte (Porto, Matosinhos e Braga), um na região do Centro (Coimbra) e quatro na região do Sul, dos quais três na região de Lisboa (Lisboa, Cascais e Setúbal) e um na região do Algarve (Faro).


Os motociclos são tripulados por um(a) Técnico(a) de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH). São um meio ágil, vocacionado para o trânsito citadino, que tem como missão a deslocação rápida ao local da ocorrência, com vista à avaliação e estabilização clínica inicial das vítimas de acidente ou de doença súbita e das grávidas e eventual preparação para o transporte caso se verifique essa necessidade. Em determinados casos, a intervenção da mota poderá ser a única necessária, dispensando-se dessa forma a presença de uma ambulância no local. Estes meios auxiliam ainda outras equipas e procedem à triagem primária em situações excecionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário