A este Ritmo Só em 2024 Teremos 70% da População Adulta Vacinada - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

A este Ritmo Só em 2024 Teremos 70% da População Adulta Vacinada

 


A União Europeia comprometeu-se a vacinar 70% dos adultos contra a covid-19 até ao final do Verão, dez meses após a chegada das primeiras doses. Portugal está no bom caminho para cumprir este objectivo? E os outros países? Veja aqui a evolução da vacinação em todos os países com dados disponíveis.


Até ao momento, já foram administradas 350.945 doses da vacina contra a covid-19 em Portugal, de acordo com o contador do site do Serviço Nacional de Saúde (SNS).


Se olharmos para os últimos dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde, relativos ao dia 3 de Fevereiro de 2021, 0,74% dos portugueses já receberam as duas doses da vacina – ou seja, estão completamente vacinados contra a covid-19.


Significa isto que falta ainda vacinar 69,26% dos cidadãos para atingirmos a imunidade de grupo (ainda que esta fasquia possa variar dependendo das previsões). Estamos neste momento na primeira fase de vacinação.


Portugal é o 23.º país com a maior taxa de doses administradas por 100 habitantes do mundo.


Se mantivermos o actual ritmo de vacinação, o objectivo de vacinar 70% dos adultos será atingido a 10 de Agosto de 2024 – ou seja, o actual ritmo de 10.362 doses por dia não permitirá atingir o objectivo de ter toda esta população vacinada antes do final do Verão. Para o conseguir, Portugal precisa de aumentar 6 vezes a actual capacidade de vacinação.


Esta data, no entanto, não tem em conta a possibilidade de aprovação de mais vacinas contra o SARS-CoV-2, que aguardam a aprovação do regulador europeu. É preciso ainda salvaguardar que, apesar das quebras pontuais de fornecimento nestes meses iniciais do plano de vacinação, as principais fabricantes estão a tomar medidas para que a capacidade de distribuição seja alargada, permitindo fornecer aos países cada vez mais doses de determinada vacina.


Francisco Ramos, o primeiro responsável pelo plano de vacinação em Portugal, afirmou, no início de Dezembro, que um dos objectivos para esta operação é conseguir vacinar 50 mil pessoas por dia nos centros de saúde. Este número permitiria acelerar consideravelmente o ritmo de vacinação e encurtar o tempo necessário para Portugal vacinar 70% da população adulta.


Com o actual ritmo de vacinação, Portugal ocupa o 21.º lugar na lista de países europeus mais bem posicionados para cumprir este objectivo.


À imagem dos restantes países europeus, Portugal traçou um plano de gestão de doses da vacina contra a covid-19. Este medicamento chega ao país por tranches e as doses têm de ser direccionadas e administradas num curto período de tempo para que o fármaco mantenha a eficácia intacta. Foi construído um sistema que garante que os primeiros a receber este medicamento são os que têm maior risco de contrair o vírus e os que correm maior risco de desenvolverem complicações graves.


A vacinação será feita em três grandes momentos. Estes três períodos abrangem vários subgrupos da população, sendo que o plano não é estanque: por mais de uma vez, em função da disponibilidade de doses, foram promovidas alterações a esta estratégia.


O país está na Primeira Fase do plano nacional de vacinação, que teve início no dia 27 de Dezembro do ano passado .


Fonte: Publico

Sem comentários:

Enviar um comentário