A Crónica da Ariana: "Vamos Lá a Novo Confinamento" - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 10 de janeiro de 2021

A Crónica da Ariana: "Vamos Lá a Novo Confinamento"

 


Bem, amigos, chegou a esta altura da semana outra vez. Para alguns isto vai ser melhor que os presentes que receberam no Natal (até porque Covid é um presente merdoso). 


Para surpresa de absolutamente ninguém, os números estão em grande subida (102 mortes 7502 infetados) e todas as instituições de Saúde estão a ver o navio passar enquanto se perguntam como é que podem dar resposta a este aumento súbito da procura 


 Note-se que todos os anos uma situação semelhante acontece durante o pico da gripe, mas, para além de muito menos mortal, a gripe apenas costuma ser grave em pessoas mais fragilizadas. (Palavra chave: costuma), no entanto o que também já começa a acontecer é a correria as urgências de doentes que podem ser tratados em SAP ou SUB com questões mais ‘’ básicas ‘’ como gastroenterites, unhas encravadas e as famosas quedas com mais de 15 dias mas “Que só hoje dói!!! “ou aquela medicação que foi passada ontem, mas hoje ainda não fez efeito, mas insistem em recorre ao SERVIÇO DE URGENCIA!!


O QUE É CHATO! a malta lá na sueca e tem de parar para ir ver mais um ou dois que podia ter ido ao centro de saúde.


Enquanto isto, um debate ideológico de grande importância para a nossa sociedade surge: “Devo tomar a vacina?”.  “Não podem os políticos tomar primeiro??? “ Eu dou a minha sogra !”


Meus caros, a isto tenho 2 coisas a dizer. 1º - há uns meses estava tudo cheio de vontade de tomar a vacina para que tudo pudesse voltar ao habitual, agora temos o belo do dramatismo do “Ah, mas foi muito rápido, de certeza que não é segura”. O que torna ainda a situação mais caricata é que as pessoas que andavam com a tesão da vacina são praticamente as mesmas que agora se recusam a tomar , também são as mesmas que não quem um confinamento mas estar em casa e respeitar normas de distanciamento social dá urticaria , o que me leva a pensar se o covid será mesmo o único problema desta sociedade .


Se me dissessem que a única vacina que tinha surgido era chinesa e a tivessem desenvolvido só internamente, aí eu concordava convosco, ou pelo menos desconfiava se não estavam os chineses a tentar dominar o mundo , mas estamos a falar das maiores empresas farmacêuticas do Mundo, existe um processo para estas coisas e a sua reputação é demasiado valiosa para pôr em risco com uma coisa destas dimensões (o que seria feito do comprimido azul se a vacina da Pfizer vos fizesse crescer um braço a mais? … Agora, pensando nisso…) 2º - se não quiserem tomar, não se preocupem, há alguma gente que quer/precisa de tomar a vacina e ainda nem teve o privilégio de lhes perguntarem se querem ou não ou ainda nem chegou a sua ( MALTA DOS BOMBEIROS DEDO NO AR ! ) .Quando digo alguma, na realidade quero dizer quase toda a gente porque, por todas as coisas boas que nos trouxe, o SNS é um bocado míope em tudo o que não diz respeito directamente com o SNS. 


Portanto, gente boa, tudo indica que vamos voltar a um confinamento. Já se adivinhava isto há uns tempos, mas lá nos íamos safando com uma restrição aqui e outra ali, como quem apura um bom assado. Só que o deixamos no forno demasiado tempo e agora está para lá de esturricado. Tem piada porque agora é quase certo que a economia vá ao charco e, com os despedimentos em massa, é possível que o Natal tenha sido a Última Ceia… Espero que tenha sabido bem… Judas…


Ariana Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário