Três "Acidentes" na A16 Testam Socorro em Sintra - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sábado, 19 de dezembro de 2020

Três "Acidentes" na A16 Testam Socorro em Sintra

 


A simulação de três acidentes consecutivos na A16, em Sintra, testou este sábado a capacidade de resposta de vários elementos da Proteção Civil.


Em pouco tempo, um autocarro, um veículo de matérias perigosas e um carro sofreram "acidentes" que provocaram 21 "vítimas" e levaram à mobilização de uma centena de operacionais, sobretudo bombeiros. Para auxiliar as "vítimas", foi até montado um hospital de campanha.


O simulacro pretendeu "melhorar a coordenação e eficácia das várias entidades no terreno", explicou José Révez, da Ascendi, concessionária da autoestrada. Estes exercícios são mais um contributo para que, se houver necessidade de intervenção, "os meios de socorro cheguem o mais rápido possível e estejam qualificados" para dar resposta aos mais diversos cenários, acrescentou Rui Ribeiro, presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.


A iniciativa testou, em concreto, "o despacho de meios, a organização inicial, capacidade de comando e controlo, capacidade de resposta eficaz e em tempo útil no balanceamento de meios", explica a organização. Permitiu, refere ainda, verificar "a capacidade dos diversos operacionais nas técnicas de salvamento e resgate, salvamento e desencarceramento, cuidados pré-hospitalares e encaminhamento de vítimas para as unidades hospitalares referenciadas pelas entidades competentes".


Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário