Bombeiro: Ser ou Não Ser - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 13 de dezembro de 2020

Bombeiro: Ser ou Não Ser

 


Ser Bombeiro para muitos é ter um emprego que é visto como algo sério, em que o Bombeiro arrisca a sua vida para salvar a de outros, independentemente da etnia, do ódio, de não gostar da cara do individuo, etc… 


Para outros, ser Bombeiro é visto como uma brincadeira em que muitos da boca para fora dizem, o Bombeiro “ é aquele que brinca com a mangueira “ e por mais que se tenha uma conversa séria acabam sempre por ir bater à mesma dica sem quererem saber do que realmente eles fazem ou passam para salvar alguém. Para outros ainda, ser Bombeiro não tem qualquer valor substancial, ou seja, o Bombeiro pode arriscar a vida as vezes que forem precisas que ainda são alvos de insultos, injustiças perante a população, apedrejamentos, gritos, ameaças, confrontos, etc… 


Bom, eu não vim para aqui para tentar mostrar-vos como os Bombeiros trabalham ou o que é que os Bombeiros passam porque sinceramente eles não querem saber disso também. Eles são Bombeiros porque querem, ou porque era um sonho, ou porque tinham família lá e decidiram continuar a história ou até alguns que entram sem saberem para onde vão ou tendo apenas uma vaga ideia de como aquilo é e acabam por ficar lá porque acabam por gostar. Esse foi o meu caso. Sim eu também sou Bombeiro! 


Assim como muitas outras pessoas que decidem entrar nessa vida acabando por fazer muita coisa que se calhar para a maioria da população nem sequer passa pela cabeça. Coisas essas que passam por ser… Noites mal dormidas, famílias sozinhas em casa porque o esposo, a esposa, o filho ou a filha vão prestar serviço nas unidades mais próximas onde foram colocados(as), idas para teatros de operações arriscados como entradas em casas ou barracas a arder com perigos eminentes lá dentro como garrafas de gás, idas para zonas florestais para combater incêndios em encostas, zonas montanhosas, sempre sem saberem se ao irem poderão não regressar. Para salvar são obrigados a tocar e a ver coisas que se calhar a sociedade quando olha até arrepios lhes dá na espinha, entre outros… 


E sabem que mais ? 


Os Bombeiros fazem isso tudo e nada pedem em troca. A única coisa que pedem é que consigam salvar aquelas pessoas do perigo e que também elas voltem para as suas casas sãos e salvas. Ser Bombeiro também acarreta no meio disto tudo fazer os serviços sem receberem qualquer vencimento sobre eles. Sim! Falo neste momento não dos Bombeiros assalariados ou profissionais mas sim daqueles que fazem Voluntariado! E isso, todos fazem! 


Agora devo ter-vos confundido um pouco mas eu passo a explicar. Há Bombeiros que apenas Voluntariado fazem! É verdade! E há os outros que são pagos como um outro trabalho qualquer mas que também têm escalas de serviço Voluntário para cumprir! Por isso, basicamente o Bombeiro é VOLUNTÁRIO, sempre foi VOLUNTÁRIO, e provavelmente sempre irá ser VOLUNTÁRIO! Por isso quando estiverem em perigo, se houver alguém aqui a ler este texto e tiver uma ideia totalmente errada deles, se um dia tiverem de passar por alguma coisa lembrem-se deste texto que leram hoje. 


Não se preocupem que ninguém vos irá julgar por terem pensado mal deles, porque o Bombeiro não julga, espera pela mudança de mentalidades, pensamentos e ideias erradas no que lhes toca. Ser Bombeiro é ser teu amigo, é estar lá para ti quando mais precisas dele! Ser Bombeiro é estar a almoçar ou a jantar, a passear ou a dormir com a família e a sirene começar a tocar fazendo com que o Bombeiro deixe a família a meio do jantar para ir a correr ao toque da sirene para ir ajudar a unidade e os camaradas a prepararem-se para irem para o desconhecido sem saberem se ao irem poderão regressar.


 E sabes que mais?


Tu também podes ser bombeiro e dares a cara por esta causa! 


E porque ser bombeiro é ser amigo e é estares bem contigo mesmo! É  fazeres coisas inacreditáveis, é poderes ter a oportunidade de ver e de experenciar coisas que mais pode ver! 


É poderes crescer lá dentro! Cresceres dentro de uma família de pessoas que nunca conheceste e que te te ajudam no que mais precisares! 


Dá a cara por esta causa! 


Ou então divulga esta mensagem pelos teus amigos, familiares, porque esta mensagem é real, é verdadeira! 


É a mensagem dos Bombeiros de Portugal e de todo o Mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário