Falso Alerta Ocupa Onze Bombeiros em Caneças - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Falso Alerta Ocupa Onze Bombeiros em Caneças

 


Vimos, através das nossas redes sociais, apelar ao Bom Senso e Civismo das pessoas que possam ser responsáveis pela ocorrência de Falsos Alertas na nossa Zona Operacional.


Esta noite, 31|OUTUBRO|2020, pelas 22h26m, recebemos um alerta para uma ocorrência em que, supostamente, uma criança de 12 anos estaria em manobras de SBV (Suporte Básico de Vida) na sua progenitora, de 45 anos que, após uma caminhada, entrara em PCR (Paragem Cardio Respiratória).


Obtivemos a indicação, através da central CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes), que estariam em determinada rua na Vila de Caneças.


Rapidamente mobilizamos uma ABSC (Ambulância de Socorro) para o local, complementada por um veículo diferenciado, VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) de Loures, que iria apoiar-nos na ocorrência.


Tendo em conta que a situação era delicada, por se tratar de um menor com a sua progenitora em PCR, foi igualmente mobilizada para o local a UMIPE (Unidade Móvel de Intervenção Psicológica de Emergência) de Lisboa e mais uma ABSC e uma Equipa Apeada, devido ao número de arruamentos nesta localização ser elevado.


Após percorrida toda a zona, bem como algumas ruas adjacentes, e após vários contactos por parte da central CODU, na tentativa de dialogar novamente com a pessoa que solicitou o alerta, todas as chamadas foram em vão, uma vez que o número se encontrava " Não Atribuído".


Posto toda esta situação concluímos que se tratava de um Falso Alerta!


Queremos assim fazer ver a toda a População que este tipo de situações pode custar a vida de uma Pessoa, uma vez que, são mobilizados vários meios para uma só ocorrência, meios esses que poderiam ser necessários noutro local.


Como foi indicado anteriormente, para esta suposta ocorrência, além das nossas Ambulâncias e Equipa Apeada, foram mobilizados 2 Meios Diferenciados para o local, meios esses que, por sua vez, podem responder a ocorrências de maior envergadura ou complexidade.

Estes veículos, ao serem acionados para estes falsos alertas, estão indisponíveis para dar resposta a outra ocorrência onde poderiam, realmente, ser precisos.


Respeitamos todas as Tradições, Culturas e Épocas Festivas, mas "brincar" com Veículos de Emergência não é de todo aceitável.


Gostaríamos que esta publicação "chegasse" ao autor desta falsa chamada para que percebesse a gravidade da sua "brincadeira" e que, esperamos, tenha servido de exemplo.


Meios envolvidos:

🚑 ABSC 04 BV Caneças (3 Operacionais)

🚑 ABSC 05 BV Caneças (2 Operacionais)

🚑 VMER Loures (2 Operacionais)

🚑 UMIPE (2 Operacionais)

👨‍🚒 Equipa Apeada (2 Operacionais)

Sem comentários:

Enviar um comentário