Incêndios Florestais na Califórnia Geram o Primeiro “giga-fogo” da História Moderna - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Incêndios Florestais na Califórnia Geram o Primeiro “giga-fogo” da História Moderna

 


Os incêndios da Califórnia, nos Estados Unidos, geraram outro novo marco: o primeiro “giga-fogo”, um incêndio que se estende por 1 milhão de acres, o que equivale a cerca de 405 mil hectares.


Esta segunda-feira, um fogo do complexo de incêndios de Agosto, no norte da Califórnia, ultrapassou estes valores, passando de um “mega-fogo” para uma nova classificação, “giga-fogo”, nunca antes utilizada num cenário contemporâneo no estado.


Com aproximadamente 405 mil hectares ardidos, este incêndio em causa é maior do que o estado de Rhode Island e está a assolar sete condados, de acordo com a agência de incêndios Cal Fire.


Uma amálgama de vários incêndios começaram em Agosto, quando um raio atingiu florestas secas. A conflagração está a arder há 50 dias e apenas metade está contida, indica o The Guardian.


O complexo de incêndios de Agosto encabeça uma lista de fogos gigantescos duplicou o recorde anual anterior. Cinco dos seis maiores incêndios alguma vez registados no estado ocorreram em 2020, resultando em várias dezenas de mortos e milhares de edifícios perdidos.


No total, já arderam mais de 4 milhões de acres, o que corresponde a cerca de 1,620 milhões de hectares.


Na Califórnia, as temperaturas continuam acima da média esta semana. O estado está a sofrer uma onda de calor, o que ajudan à formação de enormes incêndios, mesmo sem os ventos sazonais que normalmente contribuem para alastrar as chamas.


Veem-se cada vez mais incêndios fora de controlo no oeste dos Estados Unidos devido à crise climática e ao consequente aumento da temperatura e a seca prolongada.


Este ano, a época de incêndios ‘asfixiou’ a costa ocidental americana. Os peritos advertem que 2020 pode ser apenas um pequeno exemplo do que está para vir, uma vez que o aquecimento global continua a ser uma realidade, com a libertação de gases com efeito de estufa para a atmosfera, provenientes da actividade humana.


Fonte: https://executivedigest.sapo.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário