De um Soldado para todos os Soldados da Paz - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 15 de setembro de 2020

De um Soldado para todos os Soldados da Paz


Ser Bombeiro

Ser Bombeiro é amar o povo deste Portugal, com fidelidade, sem disfarce, e ser capaz de dar a vida pelas suas pelas suas gentes.

Ser Bombeiro é experimentar a nostalgia do amanhecer, apreciar o silêncio nos acordes de um clarim, é esperar feliz o alvorecer com as derradeiras estrelas e os primeiros raios do sol, depois de uma noite intensa de combate.

Ser Bombeiro é regressar feliz ao quartel ao ritmo das manhãs, depois da missão cumprida, e é marchar e desfilar, com distinção e emoção, ao som dos seus cânticos e orgulhar-se do seu mister e vocação.

Ser Bombeiro é rememorar os momentos que se passou a vigiar a floresta, pressentindo a aragem da madrugada, vivendo com a solidão da escuridão e seduzindo-se pelas estrelas do céu.

Ser Bombeiro é fortificar o corpo e a alma com o treino, mesmo nas alvoradas mais gélidas de inverno ou mais soalheiras de verão, mantendo-se forte como fortes são os heróis.

Ser Bombeiro é descansar quando o tempo permite, sem questionar a dureza do leito, tentando recuperar as forças que faltam, para continuar a combater até vencer o inimigo.

Ser Bombeiro é ter brio no seu uniforme e na sua profissão, é actuar com arrebatamento, é crer na sua missão de proteger os portugueses, é trabalhar para estar preparado mesmo para as condições mais difíceis.

Ser Bombeiro é não desanimar perante as incertezas e os entraves, é lutar sempre pelo sucesso, afastando do pensamento o fracasso, é ser como um homem e uma mulher
livre se cheios de fé na prossecução dos seus ideais de cidadania.

Ser Bombeiro é acrisoladamente confiar na hierarquia e na disciplina, valores imperecíveis da sua profissão, e achar nesses valores a chama que aquece e ilumina o caminho para as virtudes da sua profissão.

Ser Bombeiro é ter a alma tatuada de verde e rubro, é acreditar em Portugal, é ser lembrado nos tempos de dor, é ser permanentemente uma esperança.

Ser Bombeiro é ter o sorriso largo das nossas gentes, a consciência bondosa de nosso povo, é ouvir as trovas do vento nos sobreiros da nossa terra, é ser um português de coração.

Ser Bombeiro é crer na dimensão inquestionável da sua profissão, nos valores e heranças que embebem o seu uniforme, é ser um exemplo para as novas gerações e para as pessoas em geral.

Ser Bombeiro não é ser melhor nem pior do que ninguém, é simplesmente ser diferente, cumprir os seus deveres com desvelo, zelo e lealdade e ter a indómita coragem de avançar para combater os perigos da sua profissão.

Ser Bombeiro é proteger a terra e as florestas onde vivem as nossas gentes, é garantir a segurança do país que vibra nos nossos corações.

Ser Bombeiro é não se envergonhar de chorar com o sofrimento dos outros, é ser solidário com os desamparados, é dar a mão aos necessitados, é aceitar as diferenças, sem preconceitos de raça, condição social, religião ou ideologia.

Ser Bombeiro é ser agente na moldagem do futuro, é ser pilar da segurança do país, é ser motivo de orgulho e confiança de um povo.

Ser Bombeiro é ter orgulho da sua vocação e viver o sonho de ambicionar ser Bombeiro para sempre.

DC

Sem comentários:

Enviar um comentário