Novo Verbete Nacional de Socorro Entra em Vigor - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Novo Verbete Nacional de Socorro Entra em Vigor


O Instituto Nacional de Emergência Médica criou um novo Verbete Nacional de Socorro para todo o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM). A adoção de um modelo idêntico para todos os intervenientes no SIEM irá harmonizar procedimentos e melhorar a comunicação da informação registada.

Após uma fase inicial de testes, e dado o “OK” por parte das entidades intervenientes, o INEM colocou em circulação o novo Verbete Nacional de Socorro. No desenvolvimento deste novo modelo, foram tidos em conta os atuais verbetes utilizados por Corpos de Bombeiros, Cruz Vermelha Portuguesa, Ambulâncias INEM, Motociclos de Emergência Médica, Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação, Helicópteros de Emergência Médica e Registo Nacional de Paragem Cardiorrespiratória, uniformizando todos os registos.

Foi ainda ponderada a reestruturação dos conteúdos de acordo com as novas metodologias de abordagem, a nova plataforma informática iTeams e os protocolos INEM.

Este novo registo pretende ser a redundância em papel do software ITEAMS, perspetivando já que a informatização possa vir a ser uma realidade nacional e transversal a todo o SIEM. Adotou-se igualmente um novo design, mais simples, apelativo, intuitivo e de fácil utilização.

A natureza, transversal a todos os intervenientes no SIEM permite a integração dos vários níveis de resposta, pelo que o seu preenchimento deverá estar de acordo com a natureza das competências do operacional que o preenche.

A distribuição do novo Verbete Nacional de Socorro será feita de forma progressiva, à medida que se esgotem os stocks dos verbetes atualmente utilizados. O novo verbete, e as instruções de preenchimento, encontram-se já disponíveis para consulta e download no sitio do INEM na internet.

Será promovida uma sessão de esclarecimento sobre o preenchimento do novo verbete, em formato webinar, em data e plataforma a anunciar brevemente.

Sem comentários:

Enviar um comentário