Esclarecimento sobre atuação do INEM no acidente com Canadair, na Serra do Gerês - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 9 de agosto de 2020

Esclarecimento sobre atuação do INEM no acidente com Canadair, na Serra do Gerês


Face à notícia publicada hoje, dia 9 de agosto de 2020, pelo Jornal de Notícias (JN), intitulada “Três horas para pousar a 300 metros das vítimas”, o Instituto Nacional de Emergência Médica, I.P. (INEM) esclarece que:

É falso que o Helicóptero de Emergência Médica do INEM só tenha chegado ao local da ocorrência às 14:28 horas. Este meio de emergência médica pré-hospitalar aterrou perto do local exatamente às 12:28 horas.
A mobilização dos meios do INEM para este acidente ocorreu da seguinte forma e nos seguintes horários, que se encontram devidamente registados:

• 11h25 – Recebido o alerta para um acidente com um avião Canadair em Ponte da Barca, via Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil;
• 11h26 – Acionamento da Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV), sedeada em Arcos de Valdevez;
• 11h27 – Acionamento da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Viana do Castelo;
• 11h30 – Acionamento do Helicóptero de Emergência Médica Norte, sedeado em Macedo de Cavaleiros;
• 11h38 – Acionamento do Helicóptero de Emergência Médica Centro, sedeado em Viseu;
• 12h28 – Helicóptero de Emergência Médica Norte aterra a cerca de 300 metros do local da queda do Canadair, tendo a equipa médica feito o percurso a pé até às vítimas;
• 12h43 – Equipa Médica do Helicóptero de Emergência Médica Norte chega junto das vítimas e inicia assistência médica diferenciada, continuando as manobras de reanimação que já tinham sido iniciadas pela equipa de socorro que primeiro chegou ao local.

Como se comprova pela transcrição dos dados constantes da cronologia do evento, e contrariamente ao noticiado pelo JN, o socorro não demorou três horas a chegar ao local. As vítimas receberam, por parte do INEM, assistência médica diferenciada tão rapidamente quanto possível, num local de muito difícil acesso.

O INEM manifesta profunda tristeza pela morte do Comandante Jorge Jardim, na sequência deste trágico acidente. O Comandante Jorge Jardim foi um dos pilotos que integrou as equipas do Helicóptero de Lisboa (na altura, baseado no Aeródromo de Tires), quando o Serviço de Helicópteros de Emergência Médica do INEM dava os primeiros passos.
O INEM endereça, a todos os seus familiares, amigos e colegas, sinceras e sentidas condolências.

O INEM reafirma ainda o seu compromisso e dos seus profissionais para prestar cuidados de emergência médica pré-hospitalares a todos os cidadãos que deles vierem a precisar.

Sem comentários:

Enviar um comentário