"Continuamos a Ter Uma Floresta Explosiva" - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sábado, 8 de agosto de 2020

"Continuamos a Ter Uma Floresta Explosiva"


Portugal encontra-se hoje e amanhã em situação de alerta face ao agravamento do risco de incêndio. Neste momento, mais de mil operacionais combatem incêndios por todo o território nacional, com cinco a concentrarem mais meios.

Duarte Caldeira, Presidente Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil, acredita que os ciclos favoráveis em 2018 e 2019 podem ter criado expetativas, mas alerta para a necessidade de ter uma postura altamente humilde porque as variáveis meteorológicas continuam a ser determinantes para a tipologia e severidade dos incêndios.

Por isso, não descarta a possibilidade de vivermos situações idênticas às de 2017, visto que pouco mudou. "Continuamos a ter um elevado combustível disponível e continuamos a ter uma floresta explosiva", alertou.

O também ex-presidente Liga dos Bombeiros Portugueses enalteceu o trabalho dos profissionais, reforçando a ideia de que o dispositivo está estável e que não é no combate que está o problema - como se costuma insistir - mas sim no perfil da floresta portuguesa.

Fonte: SIC Noticias 

Sem comentários:

Enviar um comentário