Autarca de Sabrosa Lamenta Meios Insuficientes no Início do Fogo - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Autarca de Sabrosa Lamenta Meios Insuficientes no Início do Fogo


O presidente da Câmara de Sabrosa lamentou os meios insuficientes no início do incêndio que deflagrou hoje, em Roalde, e que queimou pinhal, levou à retirada de uma idosa de casa por precaução e de animais de um canil.

"O vento dificultou o combate ao incêndio e os meios, tendo em conta a quantidade de ocorrências ao mesmo tempo, criou-nos esse problema. Tivemos poucos meios quando o incêndio era nascente", afirmou à agência Lusa Domingos Carvas.

Segundo o autarca, uma idosa foi retirada de casa, nas imediações de Fermentões, "por precaução" e levada para o centro desta aldeia e a Estrada Nacional (EN) 322 foi cortada ao trânsito para manobras dos bombeiros.

Durante a tarde foi lançado um alerta na internet para a existência de um canil e com a ajuda de voluntários foram retirados todos os animais para um local seguro.

Domingos Carvas disse ainda que "80% da área que já ardeu corresponde a pinhal".

Também o comandante dos bombeiros de Sabrosa, José Barros, considerou que os meios "não foram suficientes para este teatro de operações" e explicou que o fogo "progrediu com muita rapidez" por causa do vento forte.

José Barros apontou preocupações com os "pontos sensíveis" nas aldeias de Fermentões e de Paços, onde o fogo progredia próximo de algumas habitações, arrumos agrícolas e estábulos de animais.

O fogo, que deflagrou perto da aldeia de Roalde, às 15:37, possui duas frentes.

Segundo a página na internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, pelas 21:30 estavam mobilizados para este incêndio 151 operacionais e 41 viaturas.

Outro fogo que continua a causar preocupações no distrito de Vila Real é o de Alijó, onde estão 176 operacionais e 55 viaturas e progride com "alguma intensidade".

O distrito de Vila Real está em estado de alerta especial de nível vermelho.

Fonte: Noticias ao Minuto

Sem comentários:

Enviar um comentário