Quatro Meios Aéreos Mobilizados para Fogo em Ponte de Lima - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 15 de julho de 2020

Quatro Meios Aéreos Mobilizados para Fogo em Ponte de Lima


Foram acionados quatro meios aéreos pesados para apoiar os 141 operacionais que combatem um incêndio que deflagrou, na terça-feira, na freguesia de Fornelos.

"Já foram acionados quatro meios aéreos de combate ampliado. Quando começarem a atuar no teatro de operações contamos conseguir dominar as chamas nas próximas horas. O vento forte que se tem feito sentir tem sido a principal dificuldade dos bombeiros. O fogo é levado pelo vento o que dificulta o combate", afirmou Carlos Lima, comandante dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima.

Contactado pela agência Lusa, cerca das 8.30 horas, o comandante disse que a "principal preocupação é proteger a zona industrial de Fornelos e Queijada".

"Temos uma frente de fogo perto da zona industrial. Não há fábricas afetadas, mas a nossa preocupação é proteger as unidades fabris", disse.

Carlos Lima adiantou que, durante a noite, "o fogo chegou a ter três frentes ativas que causaram alguma tensão junto de habitações, mas os operacionais no terreno conseguiram dominar as chamas".

"Para já não há feridos nem danos materiais a registar. O fogo tem uma única frente, que arde em zona de eucaliptal e mato", referiu.

No combate às chamas estão evolvidos 140 operacionais e 46 viaturas de várias corporações dos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto.

A secretária de Estado da Administração Interna alertou na terça-feira para "um cenário meteorológico muito complicado" nos próximos dias, com um potencial de ocorrências de incêndios florestais "difíceis de gerir" e que se podem tornar "quase catastróficos".

Patrícia Gaspar avisou a população que junto aos espaços florestais "é completamente proibido o uso do fogo".

Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário