Dominado Fogo em Chaves - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 31 de julho de 2020

Dominado Fogo em Chaves


O incêndio que deflagrou na tarde de quinta-feira em Vila Verde da Raia, concelho de Chaves, foi dado como dominado hoje às 07:00, disse à Lusa o 2.º Comandante Operacional Distrital (CODIS) de Vila Real.

A última das três frentes ativas foi dominada já ao início da manhã, com recurso "a máquinas de rasto e fogo de supressão", informou Borges Machado.

"Foi feito um combate intenso durante a noite, com todos os operacionais empenhados para ter o fogo dominado ao início da manhã, para aproveitar as janelas de oportunidade, uma vez que não havia vento", acrescentou.

As operações "de consolidação e rescaldo" vão continuar durante o dia e o responsável teme reacendimentos, por causa do calor: "É muito provável que isso aconteça".

No terreno continuam cerca de 245 operacionais, apoiados por 45 veículos, segundo a mesma fonte.

O incêndio teve "quatro ignições com algum afastamento entre elas", segundo disse à Lusa na quinta-feira o presidente da Câmara de Chaves, Nuno Vaz, tendo progredido em direção às localidades de Vila Frade, Santo António de Monforte, Mairos, Travancas, Argemil da Raia e Paradela de Monforte.

O fogo chegou a estar "paredes meias com muitas habitações" e o autarca estimou que tenham ardido "centenas de hectares", sobretudo de mato e pinhal, ainda sem poder precisar a área afetada.

Foram também atingidos alguns anexos, armazéns agrícolas e instalações de animais, segundo Nuno Vaz.

Cinco bombeiros ficaram com ferimentos ligeiros durante o combate ao incêndio, mas já se encontram em casa.

Um dos operacionais sofreu queimaduras de segundo e terreiro grau, outro sofreu uma queda e três sofreram inalação de fumos.

Fonte: Noticias ao Minuto

Sem comentários:

Enviar um comentário