Cerca de 90 Concelhos em Risco Máximo de Incêndio, Alerta o IPMA - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 24 de julho de 2020

Cerca de 90 Concelhos em Risco Máximo de Incêndio, Alerta o IPMA


Em risco máximo estão cerca de 90 municípios dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Faro e em risco muito elevado e elevado está quase todo o restante território de Portugal continental.

Cerca de 90 concelhos do interior Norte, Centro e Algarve estão em risco máximo de incêndio esta sexta-feira e quase todo o restante território de Portugal continental em risco muito elevado e elevado.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que para esta sexta-feira prevê vento forte nas terras altas e litoral Oeste e uma pequena descida de temperatura no Norte e Centro, em risco máximo estão cerca de 90 municípios dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Faro.

Em risco muito elevado e elevado de incêndio está quase todo o restante território de Portugal continental, à exceção de cerca de 20 municípios do litoral nos distritos de Porto, Aveiro, Leiria e Lisboa e o concelho de Montemor-o-Velho, em Coimbra.

O risco de incêndio, que se manterá elevado em praticamente todo o país nos próximos dias, é determinado pelo IPMA e tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A Proteção Civil alertou, na quinta-feira, para o aumento do risco de incêndios, a partir desta sexta-feira, para níveis “máximo ou muito elevados” nas regiões do Norte, Centro, Vale do Tejo, Alentejo e Algarve e para “elevado” no restante território do Continente.

Num aviso à população emitido na quinta-feira, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) indica que são esperadas “condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais”, em especial nas regiões do Centro e Sul do país, devido à previsão de tempo e seco sexta-feira e sábado.

A ANEPC lembra também que as condições meteorológicas são “propícias a ocorrências de comportamento errático dos incêndios, em especial a partir da noite de quinta-feira”.

No aviso à população, a Proteção Civil dá ainda conta das medidas preventivas, como a proibição das queimas e queimadas sem autorização, utilização de fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, fumar ou fazer qualquer tipo de lume nestes locais, lançar balões de mecha acesa e foguetes e o uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.

O IPMA prevê para esta sexta-feira céu geralmente limpo, vento por vezes forte de norte no litoral oeste e nas terras altas, uma pequena descida de temperatura no Norte e Centro e uma pequena subida da temperatura máxima na costa sul do Algarve.

As temperaturas máximas vão chegar aos 38.º (Évora e Castelo Branco) e as mínimas não vão baixar dos 14.º (Coimbra).

Fonte: Renascença

Sem comentários:

Enviar um comentário