O Dia do Bombeiro é Sempre - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 1 de junho de 2020

O Dia do Bombeiro é Sempre


Em circunstâncias normais neste fim de semana todos os bombeiros estariam a comemorar o seu Dia, como sempre organizado pela sua confederação, a Liga dos Bombeiros Portugueses. Nesse dia estariam a proceder ao acendimento da pira a celebrara a memória de todos eles, a proceder à entrega anual do Prémio Bombeiro de Mérito e menções honrosas associadas e, ainda, na própria data ou próxima a desenrolar os concursos nacionais de manobras para bombeiros e cadetes.

São momentos importantes em que anualmente a grande Família dos Bombeiros, as suas próprias famílias, os seus comandos, dirigentes e toda a população se reúnem numa manifestação importante de unidade e coesão. Este ano, nas datas marcadas, infelizmente, isso não vai acontecer por motivo de força maior que é conhecido, a ocorrência de uma pandemia que atinge o nosso país, mas que tem uma escala a nível global.

Essas circunstâncias, a que os bombeiros portugueses não são alheios leva todos eles, hoje, como ontem e amanhã a um enorme empenhamento no apoio e no socorro às populações, não só no âmbito do COVID-19, mas também em muitas outras e diversificadas situações, seja no pré-hospitalar, no combate aos incêndios, no socorro a acidentes e outras. Acresce neste momento também a preparação dos meios e da estrutura com que mais uma vez os bombeiros irão intervir no âmbito do DECIR.

Apesar de verem gorada a possibilidade da comemoração mais protocolar e festiva do seu Dia, de fato, para os bombeiros cada dia do ano é o seu dia, a cada 24 horas, a cada hora, a cada minuto em que se mantém alerta e disponíveis para acorrerem ao pedido de socorro. Alguns dirão que dadas as circunstâncias, em que há falta de EPI, as associações de bombeiros vivem momentos de grande dificuldade financeira e de muitos outros constrangimentos de problemas as comemorações não teriam cabimento nem lógica.

Mas no nosso ponto de vista é precisamente ao contrário. Celebrar o Dia do Bombeiro Português é exaltar a missão e a identidade daqueles que escolheram esse caminho de cidadania e serviço à comunidade impar, mas também o momento para perante o país, perante todos os cidadãos, podermos testemunhar essa disponibilidade, mas também a falta de condições para a prestação desse serviço nas condições e com os meios que reputamos de fundamentais.

Por isso, privados de comemorar o Dia do Bombeiro Português no próximo fim de semana, contudo, desejaremos este ano ainda ter a oportunidade de o fazer. Essa é a vontade que expressamos ao lembrar as datas em que o desejaríamos ter feito.

LBP

Sem comentários:

Enviar um comentário