Concelho de Arganil recebe sistema piloto de proteção de povoações contra o risco de incêndio florestal - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Concelho de Arganil recebe sistema piloto de proteção de povoações contra o risco de incêndio florestal


No âmbito do Projeto FireProtect: Sistemas de Proteção de Pessoas e Elementos Críticos Expostos a Incêndios Florestais, está a ser instalado um sistema piloto de proteção de casas e povoações contra o risco de incêndio florestal na aldeia de Travessas, freguesia de Celavisa, em Arganil. 

Esta estrutura consiste num conjunto de canhões aspersores de água que humidificam a vegetação numa parte da periferia da aldeia, de forma a reduzir as condições de propagação de um eventual incêndio. 

Tirando partido do sistema de abastecimento de água à rede de proteção existente na aldeia, complementando-a, vai reforçar a sua capacidade de proporcionar proteção, com um menor envolvimento de pessoas devido ao automatismo que se pretende introduzir no sistema.

O Projeto FireProtect, coordenado pela Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial, em parceria com o Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra, é cofinanciado pelo Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (Programa Operacional do Centro) do CENTRO2020. 

A opção de instalar este sistema piloto de proteção na aldeia de Travessas foi articulada diretamente entre a ADAI, a JF de Celavisa e o Município de Arganil, tendo em conta as características do território, bem como os critérios que se pretendem ver estudados e demonstrados, considerando a potencial utilização posterior em outras aldeias ou comunidades do concelho e do país.

Sem comentários:

Enviar um comentário