Bombeiros destacados para incêndios em Vila Real vão ser testados à Covid-19 - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Bombeiros destacados para incêndios em Vila Real vão ser testados à Covid-19


Pandemia e incêndios em simultâneo significa dificuldade acrescida, diz Proteção Civil. “No caso de ser detetado um caso positivo num quartel, terá de ser encerrado”.

Os bombeiros do distrito de Vila Real destacados para o dispositivo de combate a incêndios vão ser testados à Covid-19 já a partir de segunda-feira, dia 18.

De acordo com o presidente da comissão distrital de Proteção Civil, este ano vai ser necessário lidar com a “pandemia da Covid-19 e os incêndios em simultâneo”, o que representa uma dificuldade acrescida.
“Vamos ter de conviver com estas duas situações e é preciso prevenir”, alerta Fernando Queiroga.

Nesse sentido, foi feito um pedido aos agrupamentos dos centros de saúde do Alto Tâmega e do Douro I – Marão e Douro, para que os bombeiros do distrito de Vila Real que vão integrar o dispositivo de combate a incêndios sejam testados à Covid-19, a partir da próxima semana.

No total, serão testados cerca de 200 bombeiros. Esta “é uma medida importante”, sublinha o também presidente da autarquia de Boticas.

“No caso de ser detetado um caso positivo num quartel, este terá de ser encerrado”, sublinha o autarca, alertando para a “necessidade de haver equipas de retaguarda”.

“A segurança e a proteção dos operacionais tem de ser redobrada, não só por causa dos incêndios, mas também pelo perigo de contágio da Covid-19”, defende.

O presidente da comissão distrital de Proteção Civil de Vila Real adianta que foi também solicitado aos agrupamentos de centros de saúde (ACES) do distrito o rastreio “aos sapadores florestais”.

O autarca solicitou ainda aos colegas presidentes de Câmara para, quando for necessário, serem “servidas refeições individuais aos operacionais no terreno”.

Desde sexta-feira, no designado nível reforçado II, o dispositivo no distrito conta com um total de 574 elementos, 144 viaturas e dois helicópteros.

O maior reforço é garantido na fase de maior risco de incêndio, entre 1 de julho e 30 de setembro, com 754 operacionais, 183 veículos, estando nesse período já ativados quatro helicópteros espalhados pelos três meios aéreos do distrito.

Fonte: Renascença

Sem comentários:

Enviar um comentário