14 Concelhos de Portugal Continental em Risco muito Elevado de Incêndio - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 28 de maio de 2020

14 Concelhos de Portugal Continental em Risco muito Elevado de Incêndio


Catorze concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Santarém e Portalegre apresentam hoje um risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco muito elevado estão os concelhos de Vila de Rei, Vila Velha de Ródão Proença-a-Nova (Castelo Branco), Mação, Sardoal (Santarém), Gavião, Nisa (Portalegre), Aljezur, Silves, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira, Castro Marim e Alcoutim (Faro).

O IPMA colocou também vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Viseu, Guarda, Vila Real e Bragança em risco elevado de incêndio.

De acordo com o IPMA, pelo menos até ao fim de semana vai manter-se o risco de incêndio muito elevado em vários concelhos do continente.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do tempo quente, o IPMA colocou os distritos de Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria Lisboa e Setúbal sob aviso amarelo até às 21:00 de hoje devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade durante a tarde, em especial no interior norte e centro, onde há possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante leste, rodando para o quadrante norte a partir da tarde, sendo por vezes forte, com rajadas até 60 quilómetros por hora, nas terras altas até final da manhã e a partir do final da tarde.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 17 graus Celsius (Guarda, Bragança e Leiria) e os 21 (Viseu e Porto) e as máximas entre os 28 (Guarda e Porto) e os 35 (Setúbal e Santarém).

Fonte: Noticias ao Minuto

Sem comentários:

Enviar um comentário