Os Bombeiros e o CoVID-19... - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Os Bombeiros e o CoVID-19...


Tenho andado à uns dias com o sangue da gelra a fervilhar com o que tenho lido e ouvido em relação aos Bombeiros e ao COVID-19.

E para isso começo por dizer, mais uma vez de forma reforçada, que enquanto Bombeiro Português não reconheço à Liga de Bombeiros Portugueses nada para que me represente, nada!!! Relembro que a LBP é a entidade detentora dos Corpos de Bombeiros, simples...

Para os que custam a interiorizar, falo de forma mais clara tipo desenho, trata-se da Confederação das Associações e Corpos de Bombeiros voluntários ou profissionais, que, estando legalmente constituídas e em efectiva actividade, obedeçam aos regras gerais.

Serei o único Bombeiro em território nacional que não reconheça à LBP a sua representação?!
Possivelmente... não!!

Aliás, nós, enquanto Bombeiros Voluntários não temos Associação NENHUMA que nos represente!! Existem duas que ultimamente se têm lido mais no meio, mas que até à data nada se viu feito em defesa ou a favor dos Bombeiros...

Aliás, a pandemia começou a ser falada ainda não era "pandemia", e quando é que foi a primeira vez que nós, Bombeiros, ouvimos o seu presidente falar?!...

Ah esperem... foi notícia no passado dia 03 de Abril que a LBP iria adquirir EPI para proteção do CoVID para os Bombeiros, 15 dias já se passaram e algum de vocês já recebeu algum nos vossos CB's?!

Para vir quando isto tiver mais calmo e o pior já tiver passado, MAIS VALE NÃO VIR...

O problema foi simples...
Dizem que diz que um iluminado lá em baixo em Lisboa, que disse que os Bombeiros não estariam preparados para dar resposta ao COVID-19!!
E então por causa disso, e porque dá jeito aquele ministro que quer à força toda tirar os Bombeiros da frente daquele que é e será sempre o seu papel, os Bombeiros foram quase descartados...

E atenção, que se refira que tenho o máximo de respeito por qualquer instituição que aqui fale, e penso que juntos somos TODOS uma mais valia!!! Havendo lógico, alguns que mais valia estarem parados, mas esses são os que decretam, os estrategas disto tudo...

Então no seu início lembraram-se que o INEM e a CVP dariam resposta ao COVID-19!! Mas na sua grande maioria, quem segura a Emergência Pré-hospitalar em Portugal?!
SÃO OS BOMBEIROS!!!

Tal como eu à uns dias disse, existem os Profissionais de Saúde que estão na linha da frente, e depois existem os Bombeiros, que estão à frente da Linha da Frente!!!

Ou já se esqueceram das 5/6/7 horas de espera que os Bombeiros tiveram no local, no início disto, nas primeiras ocorrências de suspeitas à espera de ambulâncias "especializadas COVID"??
Era por ordem de quem?!

E pergunto eu, se houvesse lugar a queixa no tribunal por parte das famílias de alguma das vítimas, quem é que iria responder?!

Era o operador do CODU? Era o médico de serviço do INEM? Ou era o Bombeiro, que estava no local, que é o COS em qualquer situação que exista, mediante o SIEM e o SCO?!..

Estou mesmo a ver o médico no tribunal a alegar que mandou fazer perante aquilo que o tripulante lhe disse, porque afinal quem está no local é que está a ver... e mesmo sendo um Bombeiro numa viatura PEM, é sempre o COS e tem o poder de decidir como agir!!!

E o que é que se tem visto no último mês e meio?!
Quem são os primeiros de todos a ter contacto directo com as vítimas COVID?! São os médicos, enfermeiros, auxiliares das unidades hospitalares?!
Ou são os Bombeiros que os vão buscar ao local primeiro?!
É ver nas notícias as situações em que já acionaram ambulâncias, por exemplo da CVP, para proceder a esses transportes!! Ainda há poucas semanas acionaram uma de Coimbra para Lisboa não foi?! E por culpa de quê ou de quem?! 250Km para fazer um transporte com inúmeras ambulâncias perto da área da ocorrência?!

Só se obterá um bom resultado se TODO o sistema trabalhar em conjunto!!

Ouvem falar dos Bombeiros?! Ouvem agradecer aos Bombeiros?! Ouvem homenagear os Bombeiros?!
É que se ouvem eu não...
Eu vejo é os Bombeiros a homenagear profissionais de saúde nos hospitais por exemplo como aconteceu à uns dias... eu vejo muitos desses profissionais algumas das vezes usarem e abusarem da arrogância, prepotência e estupidez ao se dirigirem para os Bombeiros. Ah esperem... a desculpa é que estão cansados, e acredito que estejam, respeito que estejam!! Mas os Bombeiros não estão?!

O que valeu aos Bombeiros nestas últimas semanas?! Foi serem as próprias A.H a adquirem o próprio EPI para os seus homens!!!
Ou acham mesmo que todo o EPI que os BOMBEIROS têm foi dado pelo Estado?!
Esses aos Bombeiros não deram nada de especial, e no final nem o seu agradecimento vão dar com um bocado de sorte...
Porque sabem muito bem que os Bombeiros não podem negar nunca o socorro à sua comunidade, aliás, o crime de omissão de auxílio está previsto no código penal.

NINGUÉM TEM DITO NADA!!!
Mas atenção, a solução agora não passa por parar... não!!! O povo precisa de nós e afinal, é nisto mesmo que somos Bons e os Melhores do País!!!
Mas está na altura de não se acobardarem, está na altura de mandar um murro na mesa, está na altura de usarem esses tomates que sempre tiveram quando era necessário, e dizer que JÁ CHEGA!!!!
Está na altura de arranjar definitivamente Alguém que nos REPRESENTE como deve de ser e sem interesses políticos!!! Sem a porcaria da política no meio...
Porque quando há política basta a oferta de mais um tacho lá em baixo, e já se dá o dito por não dito e se faz da cara, cu!

Digam o que disserem somos Voluntários sim, mas muito PROFISSIONAIS NA AÇÃO!!

Entretanto estamos practicamente em Maio, e dentro em breve estamos no Verão e os Bombeiros já vão estar novamente na ribalta!!!

Os Bombeiros não tiraram Mediatismo a ninguém nem a nenhum de vocês!! Os BOMBEIROS não precisam de mediatismo, dispensam-no.
Os Bombeiros não querem ser Heróis, só querem um Obrigado e o Reconhecimento por quem de direito... só querem terra e mato para bater sempre, e sem medos!!
Porque afinal e ao contrário do que alguns querem fazer parecer, nós SOMOS PRECISOS!!!

E mesmo com equipamentos em quantidade bastante reduzida e com uma qualidade não muito boa, estaremos sempre ao lado do nosso povo, O POVO PORTUGUÊS!!

PORQUE ESTAMOS À FRENTE DA LINHA DA FRENTE SEMPRE!!!

Mas estamos fartos!!!!
Fartos de sermos despojos de vontades levianas de cérebros de secretaria!!!

E depois do Verão, logo vemos o que dá...

Marco Francisco
Bombeiro de 1a no Q.R.

Diário De Um Bombeiro
(Fundador)

Sem comentários:

Publicar um comentário

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________