Covid-19: Milhares de Velas Iluminam Entre-os-Rios com Mensagem de Esperança - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Covid-19: Milhares de Velas Iluminam Entre-os-Rios com Mensagem de Esperança


Penafiel acendeu na noite de ontem, "por breves minutos", 3.000 velas em Entre-os-Rios, com a frase "Vamos Vencer", para assinalar, simbolicamente, a tradição da procissão das Endoenças, cancelada devido à Codiv-19.

Fonte da autarquia descreveu à Lusa que as velas "desenharam" aquela frase, uma cruz e as figuras de Cristo e Maria, garantindo-se que estiveram acesas alguns "minutos apenas", para "enviar uma mensagem de fé, esperança e união".

Pretende-se, também, "não deixar cair no esquecimento uma tradição com mais de 300 anos", que é a procissão das Endoenças, um momento religioso que todos os anos, na quinta-feira que antecede a Páscoa, atrai dezenas de milhares de pessoas àquela localidade situada junto aos rios Douro e Tâmega, cujas encostas costumam ser iluminadas por cerca de 25 mil velas.

O momento simbólico foi divulgado pelo município através das redes sociais e órgãos de comunicação social.

"A Covid-19 mudou, temporariamente, as nossas vidas, mas não vai alterar as nossas crenças mais profundas como comunidade", comentou hoje o presidente da câmara, Antonino Sousa, em declarações à Lusa.

O autarca destaca ter sido possível "criar uma alternativa simbólica" que tem o "mérito de manter viva a tradição das Endoenças", respeitando "as normas em vigor do estado de emergência, nomeadamente para evitar aglomeração de pessoas".

A Junta de Freguesia de Eja colaborou na organização.

Fonte: Noticias ao Minuto

Sem comentários:

Enviar um comentário